As camisolas do Projeto Serra são uma homenagem às montanhas de Portugal

A primeira coleção é composta por camisolas unissexo e bandeirolas. (Fotografia: DR)
São as serras da Estrela, da Freita e do Soajo, e a montanha do Pico, as regiões que o Projeto Serra, pensado por três primos, homenageia com a sua primeira coleção de camisolas e bandeirolas, integralmente feitas em Portugal. Para descobrir na loja online.

A Natureza sempre fez parte da vida dos primos Ricardo Pinto Amaral, João Duarte e Tiago Pinto, e foi precisamente no meio dela que o Projeto Serra começou a ser sonhado. “No Merujal [aldeia na Serra da Freita], houve uma noite em que estava mais frio, e começámos a falar de agasalhos”, partilha Tiago.

Os três primos trabalham em hotéis, mas é o ar livre que os apaixona desde que foram, juntos, escuteiros. De tal forma que a vontade antiga de ter um projeto entre todos teria sempre de “ter a Natureza na base”. Passou-lhes pela cabeça uma agência de viagens, um parque de campismo e até um parque aventura, mas quando, certo dia, viram, na televisão, “uma senhora a usar uma capucha de burel” fez-se luz.

(Fotografia: DR)

Inspirados, em parte, pela californiana Patagonia, e pela sua vertente ativista, decidiram criar um projeto de “merchandising de impacto”, que homenageasse as serras – e uma montanha – portuguesas, e que pusesse em evidência o trabalho, cada vez mais esquecido, de alguns artesãos. Nasceram assim a Estrela, a Freita, a Soajo e a Pico – quatro camisolas unissexo inspiradas pelas referidas montanhas. O site é, para já, o único ponto de venda.

Os preços, que arrancam nos 105 euros, são explicados pela escolha de “materiais muito bons”, como lã e poliéster 100% reciclado, para fornecer durabilidade às peças, e pela produção integralmente nacional, com fornecedores que trabalham de acordo com boas práticas ambientais. O conceito criativo ficou a cargo da Withstand Studio.

Além disso, o Projeto Serra, que também inclui bandeirolas alusivas a cada uma das quatro regiões “tem com missão ajudar a financiar projetos de promoção destes territórios e de ofícios em vias de extinção”.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend