Publicidade Continue a leitura a seguir

Arte, decoração e plantas num palacete rejuvenescido em Lisboa

Publicidade Continue a leitura a seguir

No sossegado bairro da Lapa, um palacete centenário, construído nos anos 1920, ganha agora nova vida e cor, de forma camaleónica. A nova concept store híbrida da capital junta três vertentes – as plantas, a arte e a decoração – debaixo do mesmo teto onde funcionou a sede da Casa de Escritores e a redação da revista Brotéria, fundada por padres jesuítas e considerada a publicação cultural nacional com maior longevidade.

Ao longo de dois pisos, pelo espaço onde viveu durante quase cem anos uma comunidade jesuíta, vendem-se agora mobiliário industrial do século XX, algumas de designers de referência e recuperadas, apostando-se na sustentabilidade. Pelas 16 salas do Lx Lapa, encontram-se peças vintage e influências escandinavas, com artigos de tapeçaria, candeeiros, secretárias, cadeirões, cerâmicas, cadeiras de baloiço, sofás e letreiros antigos para todos os gostos, entre outros achados de Sérgio e Filipa Cândido Pinheiro. São eles os criadores desta nova loja, nascida como alternativa ao plano inicial que tinham para o palacete, o de construir um hotel cinco estrelas, que a pandemia veio adiar.

O palacete situado no bairro da Lapa.

As plantas são uma das três vertentes deste espaço híbrido.

Pelas salas, há mobiliário industrial do século XX e obras de arte.

As plantas de interior ajudam a dar vida ao espaço e sempre estiveram na ideia dos criadores como parte integrante do Lx Lapa. Em exemplares de pequeno e grande porte, é possível levar para casa espécies como monsteras, catos, suculentas, espadas-de-São-Jorge, begónias ou plantas-chinesas-do-dinheiro, por exemplo.

A arte é vivida de duas formas. Tanto no espaço de loja, com a venda de pinturas, esculturas e fotografias de artistas consagrados – numa parceria com a galeria Filomena Soares – e outros emergentes, mas também na galeria de arte, que nasceu no edifício contíguo ao do palacete. Aqui, onde estava a antiga sala de leitura dos jesuítas e a sua rica biblioteca com milhares de publicações, nasceu agora o espaço que vai albergar um ciclo de exposições com curadoria de Carolina Pelletier e Delfina Sena. Reflection Upon Space divide-se em duas partes, reunindo o trabalho de 16 artistas emergentes. A primeira já está disponível para visita e a segunda chega a 8 de julho. Em comum, abordam o tema do espaço, tanto de uma perspetiva física ou contextual.

O Lx Lapa veio dar nova vida a um palacete centenário.

Há 16 salas espalhadas por dois pisos.

Filipa e Sérgio Cândido Pinheiro, responsáveis pelo projeto.

O próximo passo será o de criar uma zona de cafetaria junto à nova galeria de arte, aumentando a dimensão multifacetada deste Lx Lapa. Até lá, além das visitas presenciais, o Lx Lapa também chega a qualquer parte do país, com a venda dos seus artigos – arte, mobiliário e plantas – na sua loja online.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.