Publicidade Continue a leitura a seguir

Arrábida Walking Festival regressa e dá a conhecer a riqueza natural da serra

A Arrábida é um dos cenários destes percursos pedestres audioguiados. (Fotografia de Rita Chantre/Gl)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sair de casa e conhecer a pé a riqueza natural da Serra da Arrábida é a proposta de mais uma edição do Arrábida Walking Festival (AWF), organizado pela Biotrails em conjunto com as câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

O festival de caminhadas regressa nos dias 25, 26 e 27 de março para a sua segunda edição que, ao programa central dos passeios pedestres que à semelhança do ano passado mantém “A Grande Rota Arqueológica”, junta-se este ano um conjunto de caminhadas à descoberta da riqueza singular da flora da Arrábida, acompanhadas por especialistas, com destaque para a colaboração da Sociedade Portuguesa de Botânica.

Segundo o comunicado enviado às redações, “o objetivo é identificar diferentes plantas em cada trilho e proporcionar uma visão global das especificidades da flora desta área protegida, composta por cerca de 1450 espécies, que correspondem a aproximadamente 40 por cento da diversidade natural existente em Portugal”. Haverá ainda “uma aula de botânica em movimento, na qual os participantes têm a oportunidade de conhecer algumas plantas medicinais e comestíveis, bem como os seus usos e as suas propriedades, e fazer uma prova de infusões”.

Durante os três dias do evento há opções de trilhos e atividades, diurnas e noturnas, de intensidade baixa a alta, percursos adaptados para crianças, de modo a que possam ser feitos em família, percursos temáticos, workshops gastronómicos e de fotografia, visitas guiadas e uma caminhada acessível a pessoas com deficiência visual, num percurso pedestre sensorial.

O passe e o bilhete simples já estão à venda, pelo valor de 24 e 13 euros, respetivamente, até dia 28 de fevereiro. A partir dessa datas os valores sobem para 28 e 15 euros, cada um.