Aprenda a fazer pataniscas e salada de bacalhau com as receitas do chef Vítor Sobral

Pataniscas é um dos pratos que se pode fazer com bacalhau lascado. (Fotografia: DR)
Confira aqui duas receitas do chef Vítor Sobral para aproveitar partes sobrantes do bacalhau do Natal, por exemplo.

Salada de bacalhau e batatas, maçã e coentros (10 pax)

Ingredientes: Batatas médias (4 unidades), maçã vermelha (1 unidade), azeitonas pretas descaroçadas (100g), bacalhau cozido desfiado (400g), coentros picados (1 colher de sopa), alface (uma unidade), alface radicchio (uma unidade), endívias (3 unidades). Para o molho: alho (2 dentes), mostarda dijon (2 colheres de sopa), azeite virgem extra (4 colheres de sopa), vinagre branco (3 colheres de sopa), salsa (1 colher de sopa), sal marinho tradicional (q.b.) e pimenta caiena (q.b.).

Modo de preparação: Descascar as batatas e cozê-las em água temperada com sal. Retirar, escorrer e cortá-las em cubos, tal como a maçã. Misturar com as azeitonas, em pedaços, o bacalhau, os coentros e reservar. Lavar bem as folhas das alfaces e as das endívias. Dispor numa saladeira e, por cima, colocar a mistura de bacalhau. Preparar o molho misturando o alho picado, a mostarda, o azeite, o vinagre e a salsa com um batedor de varas. Temperar com sal e pimenta-de-caiena; envolver tudo bem e verter sobre a salada, servindo de seguida.

Pataniscas de bacalhau (10 pax)

Ingredientes: Bacalhau lascado (1 kg), ovos (6 unidades), farinha (270 g), caldo de bacalhau (1 dl), cebola picada (150 g), leite (1 dl), salsa (3 colheres de sopa), sal marinho tradicional (q.b.), pimenta de moinho (q.b.), óleo (q.b.).

Modo de preparação: Numa tigela, colocar os ovos, a farinha, um pouco de leite e mexer bem. Adicionar um pouco de água do bacalhau, a cebola picada, a salsa

picada e se necessário juntar mais um pouco de farinha para ter uma massa mais resistente. Por fim, juntar as lascas de bacalhau. Deixar repousar e fritar em banho de óleo quente. Depois de fritas, deixar repousar em papel absorvente de cozinha.

 

Sobre o chef Vítor Sobral

Vítor Sobral tem mais de 30 anos de currículo e mais de duas dezenas de livros em que é autor ou coautor. Um deles dá pelo título “As Minhas Receitas de Bacalhau” (2012) e foi escrito depois de o chef visitar a Noruega. A obra venceu, inclusive, o prémio Gourmand International Cookbooks Award 2013 em Portugal e no Brasil. Relacionado com o assunto, também o livro “Vítor Sobral com os Azeites”, com mais de 130 receitas, pode ser uma boa ajuda. Conheça as dicas do chef para cozinhar bacalhau da melhor maneira.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend