Apetece ouvir: histórias do mundo e da vida real

“A serpente, o leão e o caçador”, de Margarida David Cardoso, é a mais recente série de reportagens para ouvir em fumaca.pt .
O crescimento do formato podcast deu novo fôlego ao jornalismo de investigação e às narrativas de não-ficção, ou storytelling. Os primeiros podcasts de sucesso vieram dos Estados Unidos e em Portugal também já se faz jornalismo em moldes semelhantes.

Seguindo as tendências de jornalismo de investigação atual, um grupo de jovens jornalistas – e outros profissionais – criou em 2016 o projeto “É Apenas Fumaça” (agora “Fumaça”), para tratar de temas ligados aos direitos humanos. Em 2018, oficializou-se como órgão de comunicação e no ano passado venceu os prémios de melhor podcast do ano e melhor podcast de entrevistas, na primeira edição do Festival Podes.

A série de seis episódios “Palestina, histórias de um país ocupado”, de Ricardo Esteves Ribeiro, foi distinguida pelo prémio Gazeta Revelação 2018. “Dá-lhe gás”, sobre a prospeção de gás natural em Portugal, e “Aquilo é a Europa”, sobre refugiados, são outras das séries a descobrir no “Fumaça”, além de entrevistas e reportagens de menor dimensão. Atualmente, está a publicar a série “A serpente, o leão e o caçador”, de Margarida David Cardoso, que leva os ouvintes à Guiné-Bissau e à Síria, nos primeiros dois episódios, para abordar o impacto das alterações do clima.

Este projeto segue o caminho de podcasts internacionais, que, além do rigor, não descuram a estética, com bandas sonoras originais, a produção de áudio cuidada e uma proximidade entre quem conta a história e quem a ouve. Exemplo disso são os norte-americanos “Embedded”, da NPR, da premiada jornalista Kelly McEvers, e “Reveal”, com Al Letson, produzida pelo Center for Investigative Reporting. Ambos, aprofundam temas de atualidade: racismo, educação, ciência, violência policial ou corrupção.

Não faltam boas histórias para compreender melhor o mundo atual.

Links:

Fumaça: fumaca.pt
Embedded: npr.org/podcasts/510311/embednpr.org/podcasts/510311/embeddedded
Reveal: revealnews.org
Também disponíveis nas várias apps de podcasts.

Outros
This American Life (EUA)
thisamericanlife.org
Todas as semanas, este podcast explora um tema, mais ou menos atual, através de várias histórias que mostram diferentes facetas do mesmo assunto, sempre de forma estimulante e criativa. Criado em 1995 – com o nome Your Radio Playhouse – é transmitido em rádios públicas norte-americanas. Com o aparecimentos das apps móveis tornou-se um sucesso internacional.

Serial (EUA)
serialpodcast.org
Já vai em três temporadas, mas foi a primeira – publicada em 2014 – que pôs muita gente a ouvir podcasts. Em 12 episódios, acompanha-se a investigação da jornalista Sarah Koenig e da sua equipa, sobre Adnan Syed, filho de imigrantes paquistaneses acusado, aos 18 anos, de ter matado a namorada. Mas muitas dúvidas começaram a surgir.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend