Apetece ler: um ano de Orwell

Fotografia: Pexels/DR
Passados 70 anos da morte do criador da novela distópica de onde saiu o “big brother”, a sua obra caiu no domínio público e muitas editoras lançaram ou preparam-se para lançar edições especiais das obras do novelista e ensaísta inglês. Algumas foram adiadas pelo confinamento, mas outras já aí estão.

Se o nome Eric Arthur Blair dificilmente será reconhecido, já George Orwell tem sido muito evocado nos tempos que correm, a propósito da sensação de distopia. Um e outro pertencem à mesma pessoa, sendo Blair o proprietário do pseudónimo do ensaísta, novelista, jornalista e crítico britânico que nos deixou obras tão marcantes quanto a novela distópica “1984” (1949) – que cunhou o termo big brother – e ainda “O triunfo dos porcos” (1945).

Com os 70 anos da morte de George Orwell (1903 – 1950) a assinalar-se este mês, as suas obras entraram no domínio público, e várias editoras estão a lançar edições daquelas novelas emblemáticas, com algumas mais-valias.

A Porto Editora apostou em capas desenhadas por artistas urbanos, como Vhils e GonçaloMAR. A Livros do Brasil conta com um prefácio do antigo presidente da República Jorge Sampaio; já a Relógio D´Água convidou o escritor Gonçalo M. Tavares. A Edições 70, do Grupo Almedina, lançou também uma obra deste universo, uma coletânea de ensaios de Orwell, traduzidos e organizados por Jacinta Matos, biógrafa do escritor, que assina o prefácio.

Em virtude do novo confinamento, algumas editoras optaram por adiar o lançamento das suas edições das obras de Orwell, deixando-as para o verão.

 

1894
Porto Editora
360 páginas
PVP: 13,30 euros

 

1984
Livros do Brasil
324 páginas
PVP: 16,60 euros

 

O triunfo dos porcos
Bertrand
152 páginas
PVP: 12,20 euros

 

Quinta dos animais
Livros do Brasil
104 páginas
PVP: 14,40 euros

 

Ensaios
Edições 70
420 páginas
PVP: 22,90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend