Apetece estar aqui: saborear o mundo com vista para o Cávado

Restaurante Sra. Peliteiro, em Gemeses, Esposende. Fotografia: Rui Manuel Fonseca / Global Imagens
O restaurante Sra. Peliteiro consegue arrancar suspiros durante todo o ano, pela ementa e pela localização, mas no verão ganha um encanto extra, graças à esplanada com vista para o Cávado.

A casa começou por abrir, em 2011, no Centro Histórico de Fão; cinco anos depois, mudou-se para a Quinta da Barca, em Gemeses, no concelho de Esposende. É ali, diante das águas tranquilas do rio, que a chef Paula Peliteiro apresenta as suas propostas de «cozinha global portuguesa». São pratos inspirados em viagens e confecionados com produtos tradicionais, de preferência, locais – gosta de cruzar a comida do Mundo com os ingredientes portugueses.

Uma das novidades da carta é o tamboril grelhado com tomatada de feijocas. As feijocas, entre nós, são pouco usadas, observa, e por norma não se come tamboril grelhado. Esse prato de verão – até pelas cores – veio juntar-se a clássicos como o polvo à Sra. Peliteiro, a moqueca de gambas ou a tagine minhota & cuscus marroquino. «As pessoas vêm ao Sra. Peliteiro e viajam cá dentro», diz a chef. E que bem sabe dar voltas ao globo sem sair dali.

Workshops

A casa também acolhe oficinas, umas a pretexto de ocasiões especiais, como o Natal e a Páscoa, e outras temáticas – de comida indiana, por exemplo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Esposende: natureza, património e comida do mundo
Abriu uma casa de cocktails e brunch em Esposende
Esposende: nesta rua pedonal há um mundo de sabores

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend