Apetece estar aqui: na Cafetaria da Casa Museu Guerra Junqueiro

É uma cafetaria bonita e tranquila integrada no edifício de um museu municipal portuense que nos toca também pela profusão de beleza no seu interior.

Trata-se da Casa Museu Guerra Junqueiro, que guarda o espólio de artes decorativas, entre elas móveis, tapeçarias, pratas, cerâmicas e esculturas, do escritor, poeta, político e jornalista (e grande colecionador) que nasceu em Freixo de Espada à Cinta.

A cafetaria fica na porta ao lado da Casa Museu, no edifício oitocentista que a filha de Guerra Junqueiro comprou, em 1934, para ali instalar o espólio do pai, numa disposição que recria o ambiente da casa onde ele viveu no Porto.

Vale a pena começar ou acabar a visita na cafetaria, cujo ambiente sereno – a contrastar com a azáfama turística daquela zona da cidade, mesmo nas traseiras da Sé – convida a esquecer as horas.

Encontra-se lá este recanto com vista para a rua medieval, mas todo o interior do espaço, em tons neutros e pedra, é amável e acolhedor. É um lugar para muito mais do que tomar café, já que serve refeições ligeiras (sandes, saladas, bruchettas e até hambúrgures e francesinhas) e está aberto também ao domingo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend