Apetece estar aqui: Apreciar vinhas e olivais no sossego do vale

Quinta dos Lagares (Fotografia: Artur Machado/GI)
A paisagem duriense é sempre lugar de encantamento, mas a Quinta dos Lagares, em Vale de Mendiz, tem ainda outro trunfo a seu favor.

Mais afastada do principal fluxo turístico, é envolvida por um sossego precioso. Ali, Pedro Lencart e Isabel Sarmento mostram que em terra de vinho também se faz bom azeite. E para dar a conhecer os produtos da casa, o casal construiu uma sala de provas perfeitamente camuflada na encosta, feita a partir de um contentor marítimo, forrado a cortiça e suspenso sobre a paisagem, com vista para o vale. “Queríamos reutilizar materiais e estar mais próximos da natureza”, palavras de um engenheiro florestal que não esconde o orgulho pela propriedade, na sua família desde 1920. É também ele quem conduz os dois percursos pedestres que passam pelas vinhas, o olival e a floresta. Um desses passeios guiados termina com uma visita aos lagares e à capela da quinta, originária do século XVIII. E não há como não passar pelo marco pombalino à entrada da propriedade, que não deixa dúvidas – se ainda as houvesse – de que se está em pleno Douro vinhateiro.

Azeite premiado
O azeite biológico Zabodez recebeu a medalha de ouro por dois anos consecutivos (2018 e 2019) no New York International Olive Oil Competition.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend