Antiga garagem do Palace Hotel do Bussaco vai ser uma cafetaria e loja turística

O Palace Hotel do Bussaco envolto pela mata nacional. (Fotografia de Maria João Gala/GI).
A Câmara da Mealhada vai investir mais de um milhão de euros para reabilitar a antiga garagem do Palace Hotel do Bussaco, noticiou sexta-feira, 5 de março, a agência Lusa.

A antiga garagem do Palace Hotel do Bussaco – um hotel de cinco estrelas instalado num palácio construído em 1888 para os últimos reis de Portugal, na Mata Nacional do Buçaco – vai ser convertida num “espaço multisserviços de apoio ao visitante, com loja, cafetaria” e uma sala polivalente, anunciou o município da Mealhada (distrito de Aveiro), citado pela Lusa.

O espaço requalificado terá várias valências, nomeadamente “de caráter expositivo e lúdico”, e resultará de um investimento de “mais de um milhão de euros” feito por parte da Câmara Municipal da Mealhada. Já foi aberto o respetivo concurso público, com prazo de execução de um ano. Segundo a Lusa, a garagem é propriedade do Estado e está concedida à Fundação Mata do Buçaco em regime de usufruto.

Citado pela Lusa, o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, considera esta intervenção “mais um passo” para a requalificação e preservação da Mata do Bussaco e a consequente melhoria dos “espaços de acolhimento ao visitante”. O município está também a preparar a candidatura do “Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco” a Património Mundial da UNESCO.

A Mata Nacional do Bussaco é uma floresta de 105 hectares “plantada e murada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no 1º quartel do séc. XVII”, lê-se no website do Palace Hotel do Bussaco. Ali existem “espécies vegetais do mundo inteiro” e trilhos para “passeios pedestres”, com passagem por fontes, capelas, ermidas e miradouros espalhados pela serra. A Grande Rota pedestre foi sinalizada no terreno o ano passado.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend