Animais e plantas com residência no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A narceja tem no Parque Nacional o seu único local de produção conhecido, no país. (Fotografia: DR)
O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem fauna e flora diversificadas, incluindo espécies em risco de extinção. Viagem à casa do lírio-do-gerês, da águia-real, do lobo-ibérico ou do corço - este último símbolo do território.

Entre os muitos atrativos do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), que abarca as serras do Gerês, Amarela, Peneda e Soajo e os planaltos da Mourela e Castro Laboreiro, contam-se a fauna e a flora. Aquela zona montanhosa, tão apreciada pelos amantes da Natureza, caracteriza-se por habitats como os carvalhais, os bosques ribeirinhos, os pinhais, as turfeiras e os matos. Muitas das plantas só existem na Península Ibérica, e algumas têm no PNPG o único lugar de distribuição no país. Também encontram ali casa espécies como o lobo-ibérico, a águia-real, a marta, o lagarto-de-água, a víbora-de-Seoane, a víbora-cornuda ou a narceja, entre muitas outras – inclusive, em perigo de extinção.

Carvalhais

No PNPG há florestas dominadas pelo carvalho-alvarinho (Quercus robur) e pelo carvalho-negral (Quercus pyrenaica). O carvalhal das matas de Albergaria (na fotografia) e Palheiros foi classificado como Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa.

(Fotografia: DR)


Feto-do-gerês

O feto-do-gerês (Woodwardia radicans (L.) Sm.) é uma das espécies com grande valor florístico existentes no Parque. Em Portugal continental, está praticamente circunscrito à serra do Gerês.

(Fotografia: DR)


Lírio-do-gerês

O lírio-do-gerês (Iris boissieri), planta bolbosa de cores fortes, roxa e amarela, é um exemplo de endemismo ibérico. Cresce em solos pedregosos e fendas de rochas, sobretudo nos matos de altitude da serra do Gerês. A sua colheita irrefletida representa uma ameaça.

(Fotografia: DR)


Corço

O corço (Capreolus capreolus) é o emblema do Parque, podendo ser encontrado nas serras do Soajo, Peneda, Amarela e Gerês. Constitui uma das presas do lobo.

(Fotografia: DR)


Lobo-ibérico

Em Portugal, o lobo-ibérico (Canis lupus signatus) ainda é considerado em perigo de extinção. Tem direito a legislação específica, que lhe garante o estatuto de espécie protegida.

(Fotografia: DR)


Cabra-montês

A cabra-montês (Capra pyrenaica), extinta em Portugal em fins do século XIX, foi reintroduzida no território e tem visto a sua população aumentar.

(Fotografia: DR)


Narceja

O único local de reprodução conhecido da narceja-comum (Gallinago gallinago), a nível nacional, é o PNPG. Os ninhos são construídos em forma de taça e bem disfarçados no interior de junco. A própria ave é difícil de notar, pela coloração e pela atividade mais crepuscular e noturna.


Lagarto-de-água

As margens das linhas de água são o habitat predileto do lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), espécie endémica da Península Ibérica. Alimenta-se de pequenos invertebrados e, pontualmente, de frutos silvestres. Para se proteger de predadores, usa a camuflagem, podendo ainda libertar a cauda.

(Fotografia: DR)


Memórias dos glaciares

A história geológica do PNPG começou há aproximadamente 400 milhões de anos. Nos cumes das serras restam vestígios dos glaciares, como vales em U, circos glaciários, moreias ou rochas aborregadas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend