Ana de Viana: este pião dançante é pintado à mão

A Ana de Viana, do artista plástico Arnaldo Alves, é um pião que simula a dança folclórica de Viana do Castelo, quando posto a rodar. Fotografia: DR
O artista plástico Arnaldo Alves Rodrigues nasceu em Viana do Castelo e cresceu a lançar o pião. Do cruzamento desses dois elementos - a cidade e o brinquedo - nasceu a sua Ana de Viana, um pião de madeira, pintado à mão, inspirado na mulher vianense e nos trajes locais. Há vários modelos à venda, com envios para todo o país.

As lavradeiras criadas por Arnaldo Alves Rodrigues, em 2014, e lançadas no ano seguinte, são piões que parecem encetar uma dança, quando postos a rodar – primeiro na mão, depois numa mesa ou noutra superfície amiga destas figuras femininas esculpidas na madeira e pintadas manualmente, peça por peça: saia, tronco, cabeça e braços erguidos acima da cintura estreita, a lembrar o dançar folclórico vianense. “Quando as pessoas veem a Ana de Viana, nem sabem que é um pião. Quando a ponho a rodar, é aquela surpresa…”, observa, com satisfação.

Os trajes das freguesias de Viana do Castelo têm as suas especificidades, tal como a Ana de Viana, que, consoante o modelo, se veste de cores diferentes, com um ou outro pormenor distintivo. Não que se pretenda retratar o traje de forma exaustiva, sublinha Arnaldo: “Pus nelas o essencial e o que distingue cada uma das freguesias”.

Em 2017, surgiram a Ana de Viana Peixeira, com os braços para baixo, agarrando peixes, em homenagem à mulher da Ribeira de Viana do Castelo, e a Noiva, de traje preto. Por encomenda, esta última vira porta-alianças, e também pode ser feita em miniatura, sem a função de pião, como lembrança de casamento.

O porta-alianças, feito por encomenda.
Fotografia: DR

Fotografia: DR

“O boneco agrada-me sobretudo porque continuo a gostar muito desta cidade e das Festas da Senhora d’Agonia”, conta o artista plástico. Arnaldo Alves Rodrigues, de 65 anos, é um criador multifacetado. Além de ser pintor, escultor e ceramista, faz cenografia e teatro, entre outras coisas; e ainda encontra energias para praticar remo de competição na categoria de veteranos.

A Ana de Viana, à venda exclusivamente online, segue para todo o país, e mesmo para fora, com despesas de envio a cargo do comprador. Mais do que um pião, é uma marca registada de criações artísticas e artesanais, com outros projetos em desenvolvimento em diversas áreas, incluindo a música. Entre as peças a lançar estão, por exemplo, ocarinas feitas de cerâmica e madeira.

Arnaldo Alves Rodrigues.
Fotografia: DR

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend