Amarante: vem aí um fim de semana de sabores e arte

Amarante eleito um dos 21 destinos a regressar em 2021. (Fotografia: Artur Machado/GI)
As relações entre a comida e a arte estão em foco, no próximo dia 22 de fevereiro, em Amarante: às 16h, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso inaugura a exposição “Fuck Art, Let’s Eat”; e mais tarde há jantar na Casa da Calçada, cujo restaurante Largo do Paço tem uma estrela Michelin. Cinco chefs vão pôr na mesa pratos inspirados na vida daquele pintor modernista, nascido no concelho.

Amarante – que, além de ter sido berço de criadores como Amadeo de Souza Cardoso ou Teixeira de Pascoaes, dá cartas na mesa – foi a terra escolhida para acolher a mostra “Fuck Art, Let’s Eat”, com trabalhos de aproximadamente 30 artistas que foram desafiados a desenvolver obras cruzando arte e a gastronomia, dois universos que primam pela criatividade.

Joana Vasconcelos, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal e Rui Sanches são alguns dos nomes que integram a exposição, apresentada pela primeira vez em setembro passado, na Galeria Fernando Santos, no Porto, e patente no Museu Amadeo de Souza-Cardoso até 26 de abril. No total, são 53 obras, que refletem diferentes perspetivas, com recurso a uma variedade de materiais.

Também no dia 22 de fevereiro, às 19h30, é servido um cocktail pré-jantar na Casa da Calçada, sendo que a refeição em si tem a assinatura de cinco chefs portugueses, convidados a reinterpretar obras de Souza-Cardoso à mesa. São eles Tiago Bonito (Casa da Calçada), João Rodrigues (Feitoria, Lisboa, com uma estrela Michelin), Óscar Geadas (Pousada de Bragança, com uma estrela Michelin), José Júlio Vintém (Tomba Lobos, Portalegre) e Ana Raminhos (Os Gazeteiros, Lisboa).

O jantar, com seis momentos, custa 100 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas por e-mail ([email protected]).

Por detrás da iniciativa estão a Câmara Municipal de Amarante, a Galeria Fernando Santos e o hotel Casa da Calçada.

Joana Vasconcelos,
Salada de fruta, 2019.
Crochet feito à mão, adereços e poliéster sobre tela.
Fotografia: DR

Pedro Cabrita Reis,
Colher, garfo e faca + uma garrafa de tinto, 2019.
Acrílico sobre colher, garfo, faca, garrafa e tela
Fotografia: DR

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend