Amarante: no Monverde dorme-se com vista para as vinhas

Na ala nova do Monverde tanto se pode receber um tratamento de spa em privado como uma refeição preparada pelo chef. Fotografia: DR
O Monverde - Wine Experience Hotel, o primeiro hotel vínico da Rota dos Vinhos Verdes, ganhou uma ala nova, que inclui dez suítes com piscina privada, lareira, enoteca e serviços personalizados. Ter o chef a cozinhar no jardim é só uma das opções.

No Monverde – Wine Experience Hotel, o primeiro hotel vínico na Região dos Vinhos Verdes, detentor do rótulo ecológico europeu, tudo é pensado para não ferir a paisagem. A madeira e a pedra dominam as construções, e a Casa do Avesso, nascida recentemente, não é exceção – com a particularidade de a pedra ter saído das próprias escavações. A ala nova é composta por seis quartos, num edifício que recupera a antiga casa dos caseiros, e por dez experience suites, com lareira, piscina privativa, enoteca e vista para as vinhas. “A intenção era elevar o patamar de qualidade da oferta”, diz Óscar Meireles, administrador da Quinta da Lixa, que detém esta propriedade com 30 hectares, 22 dos quais dedicados à vinha.

Fotografia: DR

Cada experience suite tem quase 150 metros quadrados – os espaços amplos são uma característica do Monverde, seja qual for a tipologia – e dá acesso a serviços personalizados. Tanto se pode fazer um tratamento de spa em privado, como ter o chef a preparar uma refeição no jardim – a cozinha é dirigida por Carlos Silva, que aposta em sabores regionais, harmonizados com vinhos produzidos ali, e não só. O hotel, que abriu há pouco mais de cinco anos, une os concelhos de Amarante e Felgueiras. O lago dos patos assinala a divisão, comenta o diretor, Miguel Ribeiro. Para jantar em Amarante (Casa Principal) e dormir em Felgueiras (ala nova), basta fazer uma pequena caminhada, ou ir de carro elétrico.

Fotografia: DR

A ampliação do Monverde começou a ser pensada em 2017, pois os seus 30 quartos já se revelavam insuficientes. Agora, há 46 unidades de alojamento, no total, sendo que as mais recentes têm, na mesma, assinatura do arquiteto Fernando Coelho e do designer de interiores Paulo Lobo. O restaurante, o bar e a receção ficam na Casa Principal, e junto dela o spa e a piscina exterior. A curta distância surge a Casa Nascente, com castanheiros centenários e uma horta biológica, mais adiante a Casa Poente e, por fim, a Casa do Avesso. Esta última guarda ainda uma adega experimental, que acolhe provas de vinhos, e um túnel sensorial, onde se contacta com vários aromas primários da Região dos Vinhos Verdes. Programas não faltam, inclusive de exterior, para conhecer melhor a zona envolvente.

Fotografia: DR

Prémio internacional

O Monverde acaba de ser distinguido como “Global Winner” na categoria de alojamento dos prémios Best Of Wine Tourism, que celebram a inovação e excelência no enoturismo nas dez maiores regiões vinícolas mundiais.

Fotografia: DR

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend