Amarante: este hotel convida a passear (e ver arte) entre videiras

A exposição "Os visitantes", do escultor Paulo Neves, distribui-se por toda a quinta. Fotografia: DR
O Monverde - Wine Experience Hotel, em Amarante, tem múltiplos atrativos, do alojamento em ambiente natural à boa mesa, onde não faltam, claro, os vinhos verdes. Agora há mais uma razão para ir lá: a exposição “Os visitantes”, do escultor Paulo Neves.

O Monverde – Wine Experience Hotel, o primeiro hotel vínico da Região dos Vinhos Verdes, seduz, desde logo, pelo seu enquadramento na natureza: os edifícios convivem harmoniosamente com as vinhas em redor, até pelo recurso a materiais como madeira e pedra. Mas mesmo quem não ficar alojado nesta propriedade da Quinta da Lixa, entre Amarante e Felgueiras, pode desfrutar dela, seja saboreando os pratos de cozinha portuguesa do chef Carlos Silva, harmonizados com vinhos; seja passeando pelas vinhas, para admirar a exposição temporária “Os visitantes”, do escultor Paulo Neves.

“O Monverde quer, cada vez mais, ligar a cultura e o vinho”, sublinha Óscar Meireles, administrador da Quinta da Lixa. Desde o início que quem ali chega é recebido com uma obra de Paulo Neves em madeira: a “Chuva de folhas”. E muitas mais há para ver, com a abertura oficial d’ “Os Visitantes”, em meados de junho. São cinco os pontos de exposição distribuídos pela propriedade – a percorrer, sem uma ordem específica, até ao fim de outubro. O acesso é livre.

Os cinco pontos de exposição:

Chuva de folhas

Esta obra, no interior da Casa Principal, remete para a passagem do tempo, a queda das folhas, o trabalho da vindima. É composta por 366 folhas de madeira suspensas, uma por cada dia do ano (a dourada representa o dia extra dos anos bissextos).

Fotografia: DR

Os visitantes

Espalhados por diferentes espaços, incluindo a entrada da Casa Principal, estão “Os Visitantes”, figuras expressivas, de vários tamanhos, a lembrar que o espaço e a região bem merecem visita.

Fotografia: DR

A Primavera

A Vinha de Arinto guarda uma centena de peças coloridas. “Acho que é bonito ter de ir lá dentro vê-las”, diz Paulo Neves, explicando que aludem à vinda da primavera – a exposição era para arrancar em março, mas a pandemia adiou os planos.

Fotografia: DR

Escadas para o céu

No exterior da Casa Poente erguem-se estas escadas retorcidas, idênticas às que se usam nas vindimas.

Fotografia: DR

Os guardiões

A nova Casa do Avesso inclui dez experience suites, com piscina privada. À porta de cada uma surgem “Os guardiões”, uma espécie de anjos da guarda de madeira.

Fotografia: DR

 

O escultor

Paulo Neves, de 61 anos, nasceu e reside ainda em Cucujães, Oliveira de Azeméis. “Comecei a trabalhar madeira porque vivo num sítio com madeira; e mármore quando descobri as pedreiras no Alentejo”, conta este escultor de referência internacional – tem peças em várias coleções portuguesas, estando também representado em diversos países.

Fotografia: DR

Outras atividades:

Jantares ao ar livre

No passado sexta-feira, dia 10, arrancaram os “Jantares com história”, ao ar livre, em “homenagem aos países mais fustigados pela covid-19” na Europa mediterrânica, a começar por Itália, explica o diretor do Monverde, Miguel Ribeiro. A experiência inclui tertúlia, música e vinhos. Preço: 45 euros.

Cinema na vinha

Até outubro, uma vez por mês, há cinema na vinha. Cada sessão custa 30 euros por pessoa, com direito a um snack e a uma garrafa de espumante. Todos os filmes têm ligação ao vinho. O ciclo começa na próxima sexta-feira, dia 17, com “Bottle Shock – Duelo de Castas”, de Randall Miller.

 

Entre dois concelhos

O Monverde une os concelhos de Amarante e Felgueiras. Na prática, pode-se jantar em Amarante (na Casa Principal) e dormir em Felgueiras (nas novas suítes com piscina privada, na imagem abaixo).

Fotografia: DR

Monverde – Wine Experience Hotel
Quinta de Sanguinhedo, 166, Telões, Amarante
Tel.: 255143100
Web: monverde.pt
Preços: quartos desde 140 euros; experience suites desde 350 euros (pequeno-almoço incluído). Restaurante, preço médio: 35 euros. Provas de vinhos desde 12,50 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend