Aldeias Históricas vão receber espetáculos de arte durante 12 dias

Aldeias Históricas vão receber espetáculos de arte durante 12 dias
Sortelha. (Maria João Gala/GI)
O ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" volta com a quarta edição. De setembro a novembro, as 12 Aldeias Históricas de Portugal recebem espetáculos de música, artes performativas e instalações audiovisuais, adaptados aos novos tempos.

Doze aldeias, doze dias, doze espetáculos de arte. As Aldeias Históricas de Portugal voltam a estar em festa entre setembro e novembro, ao receberem uma série de eventos, adaptados aos novos tempos, sob o mote da cultura, gastronomia, tradição, costumes, património, lendas e mitos destes locais da zona Centro.

“12 em Rede – Aldeias em Festa” é a iniciativa que já soma quatro edições e que traz música ao vivo, artes performativas e instalações audiovisuais à rede de Aldeias Históricas, nas sextas, sábados e domingos de setembro a novembro. A cada noite selecionada, decorre um evento em cada uma delas – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Ao abrigo dos novos tempos, cada espetáculo, que pode acontecer ao ar livre ou dentro de quatro paredes, terá participação limitada e inscrição prévia, para garantir a segurança de participantes, habitantes e visitantes, mas todos serão transmitidos pela Internet para que qualquer pessoa possa assistir, via streaming.

Em comunicado, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal explica que o regresso desta iniciativa se traduz, também, num “importante contributo para a dinamização económica” destes locais. “Este ano, a sua realização surge como forma de apoiar a recuperação do tecido empresarial e cultural não só no território, como no resto do país – já que uma das apostas é contratar artistas de renome, para apelar ao público geral”, explica a associação. As Aldeias Históricas de Portugal vão criar pacotes de fim-de-semana, com direito a espetáculo, dormida e refeição na respetiva aldeia. Basta ir estando atento ao site oficial.

O calendário do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”:

6 de setembro 2020: Castelo Rodrigo
12 de setembro 2020: Linhares da Beira
19 de setembro 2020: Belmonte
25 de setembro 2020: Trancoso
26 de setembro 2020: Marialva
2 de outubro 2020: Castelo Mendo
3 de outubro 2020: Almeida
4 de outubro 2020: Piódão
17 de outubro 2020: Sortelha
24 de outubro 2020: Castelo Novo
31 de outubro 2020: Idanha-a-Velha
7 de novembro 2020: Monsanto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend