Albano Jerónimo abre caminho com vikings até à glória da Netflix

O ator Albano Jerónimo. (Fotografia de Hernani Pereira).
Depois da série “Vikings”, Albano Jerónimo assinala a sua estreia na Netflix em duas frentes: com “The One”, que se estreia a 12 de março, e ainda com “Glória”, cujas gravações começaram no ano passado e que fica na história como a primeira produção do nosso país para a plataforma de streaming. O ator, de 41 anos, não esconde o seu desejo de vingar além-fronteiras.

Em 2017, Albano Jerónimo integrava o elenco de “Vikings”. A quinta temporada desta série para o canal História, que passou de ficção histórica de baixo orçamento a fenómeno mundial, assinalou a sua primeira internacionalização. Na altura, o ator explicou que a sua aposta além-fronteiras se prendia com uma “maneira de estar no meio”. “Gosto de provocações no sentido de novos desafios”, avisava. “Esta série abre os horizontes”, acrescentava ainda. Quatro anos depois, o artista nascido há 41 anos em Alhandra conseguiu chegar ao gigante do streaming: é ele um dos intérpretes de “The One”, série que a Netflix estreia a 12 de março. Além desta, Albano Jerónimo integra ainda “Glória”, a primeira produção portuguesa para essa mesma plataforma.

A ação da primeira desenrola-se num futuro próximo, “num mundo em que um teste de ADN nos pode ajudar a encontrar o nosso par perfeito: a pessoa pela qual estamos geneticamente predispostos a apaixonar-nos perdidamente”. “Independentemente do quão feliz alguém esteja na sua relação, quem nunca pensou se, algures no mundo, não haveria melhor partido? E se bastasse uma amostra de cabelo para o encontrar? A ideia é simples, mas as implicações são explosivas. Nunca mais pensaremos da mesma forma sobre o amor e as relações”, diz a Netflix em comunicado.

“A estreia de mais um trabalho internacional enche-me de orgulho e consciente de que nunca assumirei nada como garantido”, escreveu Albano Jerónimo, nas redes sociais, sobre este projeto, um original britânico de ficção científica, baseado num livro de John Marrs e dividido em oito episódios. Além dele, faz ainda parte do elenco Miguel Amorim, outro ator luso a integrar o mesmo elenco.

Já em “Glória”, ainda sem data de estreia anunciada, Albano Jerónimo contracena com Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro, Marcello Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira.

Realizada por Tiago Guedes, decorre nos anos 60, no auge da Guerra Fria, e “centra-se na aldeia da Glória do Ribatejo, onde se situa o centro de transmissões americano RARET, que emite propaganda Ocidental para o Bloco de Leste: o engenheiro João Vidal, oriundo de famílias apoiantes da ditadura do Estado Novo, mas recrutado pelo KGB, assume missões de espionagem de alto risco que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial”.

“É com agrado que recebemos a primeira coprodução entre uma produtora portuguesa e a Netflix, e esperamos que esta primeira produção, que conta com a ajuda do Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual, seja seguida de muitos outros projetos que deem visibilidade à criatividade dos argumentistas, realizadores e produtores portugueses, e que deem um novo dinamismo ao cinema e ao audiovisual do país”, disse Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

José Fragoso, o diretor de programas da RTP1 e da RTP Internacional, frisa que “Glória” “representa a chegada da ficção televisiva portuguesa a um novo patamar de qualidade e exigência”. “A RTP, cujo investimento na produção regular de séries representa hoje um elemento decisivo no desenvolvimento deste setor, orgulha-se de participar diretamente nesta coprodução, que também representa um momento histórico para a produção audiovisual do nosso país, em conjunto com a SP e a Netflix.”


Glória

Realizador: Tiago Guedes
Intérpretes: Albano Jerónimo, Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro, Marcello Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira.

Thriller histórico sobre espionagem centrado na RARET, o maior posto emissor da Rádio Europa Livre. Com a história de decorrer em Portugal durante os anos 60, a série retrata como Glória, uma pequena vila no Ribatejo, se tornou um palco improvável da Guerra Fria. No centro da trama está João Vidal.


The One

Realizador: Jeremy Lovering, Catherine Morshead e Brady Hood.
Intérpretes: Albano Jerónimo, Miguel Amorim, Stephen Campbell Moore, Olivia Chenery, Lois Chimimba, Eric Kofi-Abrefa, Dimitri Leonidas, Diarmaid Murtagh e Jana Pérez.

Este drama sobre relações baseado num romance de John Marrs aborda uma premissa única: e se pudéssemos encontrar o nosso par perfeito através da comparação do ADN? A ideia pode parecer simples, mas as implicações são explosivas. Nunca mais pensaremos da mesma forma sobre o amor e as relações.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend