Águas do Gerês: cura e repouso no meio da natureza

O Parque das Termas tem um lago com barcos e piscinas exteriores. Fotografia: DR
À beleza paisagística do Parque Nacional da Peneda-Gerês soma-se uma água única, com benefícios para a saúde e o bem-estar. A comprovar no renovado Águas do Gerês – Hotel, Termas e Spa.

O Águas do Gerês – Hotel, Termas e Spa, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi renovado mesmo antes da pandemia. O três estrelas superior, com 53 quartos e duas suítes, reabriu em junho e, pouco depois, foi a vez das termas e do spa. Quem rumar a este complexo de repouso, saúde e bem-estar, na vila do Gerês, em Terras de Bouro, encontra uma variedade de tratamentos individuais e tem entrada gratuita no Parque das Termas, um espaço verde com lago e piscinas exteriores. Estas últimas estão temporariamente encerradas, assim como os apartamentos na Casa da Encosta, que tornam a abrir portas o próximo ano, com novo rosto e adaptados a animais de estimação.

Buvette.
Fotografia: DR

A temporada termal vai de 1 de maio a 31 de outubro, sendo recomendado um tratamento de pelo menos 14 dias consecutivos, pois a água atinge o auge da sua eficácia ao décimo dia. Na base da cura está a ingestão daquela “água única, que tem características de uma água sulfúrea, mas não o é; não cheira a enxofre, é límpida”, explica a diretora geral, Rosário van Zeller, elencando os seus benefícios no tratamento de doenças do fígado e da vesícula, obesidade, diabetes, hipertensão e reumatismo. À vertente medicinal junta-se ainda a de lazer: há massagens e outros tratamentos de relaxamento e beleza no spa, durante praticamente todo o ano.

Banheira de hidromassagem.
Fotografia: DR

Outra novidade é a abertura de um furo, nas termas, que dá acesso a uma água mais quente e com maior caudal. Já está em marcha um estudo de geotermia, porque se pretende vir a usar essa fonte de energia renovável e sustentável para reduzir a pegada carbónica a zero, informa Rosário. O objetivo é que as únicas termas no único parque nacional de Portugal possam ser autossustentáveis graças a uma energia verde.

Dieta geresiana

Os termalistas devem seguir a dieta geresiana, e o restaurante do hotel, o Essentia do Gerês, está preparado para os receber. A cozinha, ao cuidado dos chefs Susana Pereira e Pedro Lopes, também tem opções para celíacos e vegetarianos, por exemplo.

Balneário termal.
Fotografia: DR

 

Em redor:

Artesanato do Gerês

Todos os anos há uma novidade nesta loja-oficina familiar nascida no sítio onde, em 1940, o carpinteiro Humberto Carvalho montou uma banca para vender peças em madeira. As criações mais recentes, e que têm tido bastante saída, são quadros com recortes de animais da serra, explica o neto, que herdou o nome do avô.

 

EquiCampo – Turismo de Montanha

Passeios a cavalo, circuitos de arborismo para famílias (incluindo crianças com mais de 5 anos) e outras atividades na natureza, fora de água. Eis as propostas da EquiCampo, de Fernando Martins, que aposta num atendimento personalizado, sem perder de vista o bem-estar animal.

 

O Abocanhado

Na aldeia de Brufe há um restaurante que alia sabores regionais a vistas deslumbrantes: O Abocanhado. O edifício, vencedor de dois prémios internacionais de arquitetura, foi construído como mais um socalco na vertente da Serra Amarela, a cerca de 800 metros de altitude.

Fotografia: Rui Oliveira/GI

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend