Cinco escolhas: agosto traz oficinas de artes e ofícios, jantares de autor, circo e um festival transfronteiriço

Marvão é uma das localidades a receber o festival Periferias. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
Uma nação reunida em Vila Nova de Gaia. Jantares de autor e com amor à terra, em Grândola e Évora. E dois festivais com os olhos postos na cidadania e na sustentabilidade, diluindo as divisões entre as artes e os territórios.

O WOW reserva quatro dias para amar Portugal
A cultura, artes e ofícios, gastronomia e música portugueses estão no epicentro do evento Portugal WOWtêntico, que se realiza de 15 a 18 de agosto nos museus e no quarteirão cultural do World of Wine, em Vila Nova de Gaia. Em cada dia, as atividades concentram-se em espaços específicos do WOW. Haverá, por exemplo, oficinas sobre navegação e cartografia, e sobre armamento militar, no Museu da Região do Porto (dia 15); uma masterclass sobre o território nas castas do vinho, a realizar na Escola de Vinho (16); oficinas de cestaria e de pinturas a vinho no Museu do Vinho (17); e representações teatrais e provas de vinho rosé no Pink Palace (18). Os ingressos vão dos 9 aos 55 euros. As atividades gratuitas acontecem das 12 às 20 horas, com mostra de artesanato e ofícios portugueses, degustações de gastronomia tradicional e demonstrações de etnografia e folclore.

Portugal WOWtêntico (Fotografia DR)

 

Francisco Quintas é o próximo convidado no Ora
Prossegue no restaurante Ora, no Spatia Comporta, em Grândola, a série de jantares a quatro mãos organizada pelo chef executivo da casa, Afonso Carvalho. O próximo encontro está marcado para 17 de agosto, a partir das 20 horas, e desta vez o convidado será Francisco Quintas, chef cujo percurso nacional inclui a Casa da Calçada, em Amarante, e mais recentemente o 2 Monkeys, na cidade de Lisboa. Para o repasto no Ora anunciam-se sete “momentos”, com pratos como pan puri de amêijoa e Bulhão Pato, pregado, borrego e arroz-doce da Comporta. O menu custa 80 euros por pessoa, com bebidas incluídas. Reservas via 269 249 486

Ora, no Spatia Comporta (Fotografia DR)

 

Trás-os-Montes recebe circo contemporâneo
O Circ’Bô, festival de artes de circo nas serras transmontanas, estreia-se de 23 a 25 de agosto na aldeia de Vilares de Vilariça, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança. As apresentações decorrerão em ambientes naturais e nos espaços típicos de uma aldeia daquela região. Está também prometido ioga, dança, música, e o espaço Kid’s Bô, para crianças, com oficinas, atividades de movimento e espetáculos. Além, disso, oficinas tentarão, segundo Filipe Jeremias, da organização do Circ’Bô, “sensibilizar os diversos públicos sobre a importância do uso eficiente da água e dos restantes recursos ambientais.” O evento terá uma zona de parque de campismo e espaço reservado no parque de autocaravanismo de Alfândega da Fé. Os preços dos ingressos começam nos 28,50 euros. Bilhetes à venda em shotgun.live/pt

Circ’Bô (Fotografia DR)

 

Um jantar de raiz alentejana, dos chefs aos produtos
A 10 de agosto, no Degust’AR, em Évora, acontece um jantar com produtos e chefs alentejanos. António Nobre, Tiago Moreno e Luís Lopes vão conceber uma refeição que tem início com pães, azeite e azeitonas marinadas, paté de lagosta com cebolinho, e manteiga de paiola de porco preto. Depois, creme frio de tomate com filete de sardinha braseado e flor de sal; figo da índia com presunto de porco ibérico; lúcio perca corado com strudel de caldeirada, bisque de fígado e azeite de poejos; vitelão Mertolengo DOP na frigideira com puré de aipo, pak choi salteado com tomilho e limão e aioli de alho negro; esferas de chocolate com ganache com polpa de meloa e gel de lima; e pancota de figo da índia com gelado de manjericão e morangos. Tudo por 59 euros por pessoa, sem bebidas. Reservas por telefone (266 740 400) ou email ([email protected])

 

Um festival transfronteiriço com cinema e mais
Entre Portugal e Espanha, acontece entre 9 e 17 de agosto a 12.ª edição do festival Periferias, dedicado sobretudo ao cinema, mas também com concertos, exposições, visitas guiadas. Do lado luso, as localidades contempladas são Marvão, Beirã, Castelo de Vide e Galegos. Passada a fronteira, são palcos Valencia de Alcántara, La Fontañera e Malpartida de Cáceres, na comunidade autónoma da Estremadura. Das películas escolhidas para o Periferias, lê-se em comunicado de imprensa que se querem “filmes de autor focados na defesa e promoção dos Direitos Humanos, preservação do meio ambiente e impulso da arte cultural”, traduzidas em obras de vários países, nas áreas da ficção, documentário e animação. Começa a 9 no Castelo de Marvão com “Manga d’terra”, do realizador suíço Basil da Cunha (seguido de concerto com um dos nomes do elenco da fita, a cabo-verdiana Eliana Rosa); e fecha a 17 em Malpartida de Cáceres projetando “Anselm”, de Wim Wenders.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend