Adventure Park anima vale do Jamor com arborismo e canoagem

Há vários percursos de arborismo para fazer no vale do Jamor. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
No vale do Jamor, onde a confusão urbana é deixada para trás, respira-se o ar puro das copas das árvores ao longo de vários circuitos de arborismo, e não só.

28Dignos de um filme de aventuras como as de Indiana Jones ou Tarzan, os circuitos de arborismo do Adventure Park são para pequenos e grandes corajosos, podendo ser feitos por crianças a partir dos três anos na mini-floresta (na companhia dos pais ou de um monitor); dos cinco anos no pequena-floresta; e a partir dos 11 anos no mega circuito. Em qualquer caso existe acompanhamento por parte dos monitores do parque, formados em animação turística ou técnicos de desporto.

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

A proposta do arborismo é percorrer uma série de obstáculos, com diferentes níveis de dificuldade, superando alturas que podem ir dos dois aos 14 metros. A meio ou no final, há sempre um slide para descer, confiando na segurança do equipamento (que todos aprendem a utilizar antes de iniciar a atividade). O mini-floresta tem a vantagem de ser acessível a pessoas com limitações físicas, cognitivas ou visuais, pois é um circuito fechado em que o participante está sempre preso a um cabo.

Entre os pinheiros do vale do Jamor – onde o Adventure Park foi criado, há 12 anos, trazendo de França esta atividade radical de lazer – cabem ainda atividades para grupos como orientação, tiro com arco, combate laser, canoagem (num lago próximo) e ateliês de jogos tradicionais, ciência viva e construção de cabanas. Ao fim de semana, muitas famílias escolhem o arborismo como programa, tirando partido do ambiente ao ar livre e do convívio e aprendizagem que daí resultam.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend