A Xtreme SurfDesign quer limpar os oceanos, um par de sapatilhas de cada vez

A coleção Aloha! já está disponível no site da Xtreme SurfDesign. (Fotografia: DR)
A nova marca de calçado "confortável, ecológico e sustentável" tem sapatilhas e chinelos feitos com plástico recolhido dos oceanos.

Setembro trouxe o lançamento da Xtreme SurfDesign, uma nova marca de calçado “sustentável” que tem como missão o combate à poluição ambiental. A coleção Aloha!, inspirada no mar, apresenta 12 modelos de sapatilhas e chinelos – com tamanhos que variam entre o 35 e o 46 – para homem e mulher, produzidos com recurso a uma seleção de materiais que reflete a intenção da marca em “reduzir as emissões de carbono e ajudar a limpar os oceanos”.

“Encontramos nos oceanos a nossa fonte de inspiração e é nele que recolhemos a nossa matéria-prima. Acreditamos que a indústria do calçado consegue assegurar uma cadeia de consumo sustentável e que tenha por base os recursos já disponíveis no planeta e foi, com essa base, que decidimos criar calçado totalmente amigo do ambiente”, realça José Reis, fundador da Xtreme Surf Design Footwear, em comunicado.

 

Quase toda a coleção tem um componente em comum, o PET reciclado, uma matéria- prima obtida a partir de garrafas de plástico usadas, da qual resultam os tecidos utilizados no calçado. “Cada par de sapatos que produzimos inclui cerca de 7,5 garrafas de plástico retiradas dos oceanos”, lê-se no site da Xtreme. A sola é também feita a partir de plástico recolhido de pontos de reciclagem distribuídos por todo o mundo, através de um sistema que “incorpora materiais reciclados ou recuperados de outros processos industriais, gerando uma taxa de reciclagem de 41%”, diz ainda o comunicado. O processo “aumenta a aderência da sola quando comparado com outros materiais”, resultando num maior conforto na utilização.

 

A coleção e o compromisso ambiental da marca – parceira da Seaqual Initiative, uma comunidade internacional de combate à poluição dos oceanos – podem ser consultados no site.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend