A Semana da Chanfana está de volta a Vila Nova de Poiares

(Fotografia: Maria João Gala/GI)
A Semana da Chanfana regressa a Vila Nova de Poiares, Coimbra, com a 15.ª edição, depois de ter sido visitada por 10 mil pessoas há um ano. Ao todo, 9 restaurantes vão preparar esta iguaria ao longo de 11 dias.

A 15.ª edição da Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares está de regresso, entre os dias 10 e 20 de janeiro, na qual participam nove restaurantes deste município, no distrito de Coimbra, mais três do que na edição do ano passado. Milhares de pessoas são esperadas na iniciativa gastronómica, que contou com cerca de 10 mil visitantes em 2019.

A Semana da Chanfana decorre durante 11 dias nos restaurantes aderentes, ao almoços e jantares, e conta com o apoio da câmara municipal, além da colaboração de entidades públicas e privadas. O presidente da autarquia, João Miguel Henriques, explica que o município “reconhece a grande importância” da Semana da Chanfana na promoção de “um dos principais produtos locais”. Ao longo dos anos, adianta, os restaurantes locais “têm feito um grande esforço para promoverem este prato típico de excelência”, à base de carne de cabra, vinho tinto, azeite, alhos e outros condimentos, assada no forno de lenha em caçoila de barro preto.

Veja aqui a lista dos restaurantes aderentes:

Nos dias 14, 15 e 16, o Centro Cultural da vila acolhe três conferências na área da gastronomia, para públicos de diferentes idades, proferidas pelo chef Luís Lavrador, pela professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Paula Barata Dias, e pelo investigador e técnico superior do município, Pedro Santos. No mesmo espaço, realizam-se leituras e outros trabalhos envolvendo crianças e jovens das escolas do concelho.

No Centro Difusor de Artesanato e Recursos Endógenos da Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP), pode ser visitada a exposição “A cozinha é cultura”, que inclui 12 telas de diversos artistas plásticos convidados pela organização. Estão expostos excertos de livros em que escritores portugueses e de outros países falam da chanfana e de diversas iguarias gastronómicas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend