A Lua cheia que dura três dias está a chegar

(Fotografia: Callum Hilton/Pexels)
Chama-se Lua de Morango mas tem outros nomes curiosos, como Lua de Hidromel (Mead Moone) e Lua-de-Mel (Honey Moon).

Antes de chegar o dia mais longo do ano, há uma Lua de Morango para ver. O nome não se refere a nenhuma coloração especial do astro, mas sim ao curto espaço de tempo para a colheita dos morangos no nordeste dos Estados Unidos, durante a Lua cheia de junho, a última da primavera. A designação, partilhada pelo almanaque The Maine Farmer’s, teria sido dada pelas tribos Algonquin, tal como se explica no site Solar System Exploration, da NASA Science.

Esta Lua «frutada», que vai estar cheia durante três dias, pode ser apreciada desde sexta, a partir das 20h12 (hora de Lisboa) e vai estar «próxima o suficiente para se opôr ao Sol e passar através de parte da sombra parcial da Terra, chamada eclipse penumbral parcial da Lua», lê-se no site.

Outros nomes para esta Lua especial são Lua de Hidromel (Mead Moon) e Lua-de-Mel (Honey Moon). O primeiro diz respeito à bebida à base de mel fermentado e especiarias, o Hidromel. Segundo o site, «alguns escritos sugerem que a época de finais de junho, seria aquela em que o mel estava maduro e pronto para ser colhido das colmeias ou da natureza, o que fez da Lua a “mais doce”». Já a lua-de-mel, «remonta a pelo menos os anos 1500 na Europa. A tradição de chamar o primeiro mês de casamento de “lua-de-mel” pode estar ligada a essa lua cheia, seja por causa do costume de se casar em junho ou porque a “lua-de-mel” é a lua “mais doce” do ano».




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend