A história do bacalhau vai contar-se numa peça do Teatro Sá da Bandeira

Acts of Cod.
"Acts of Cod" é a nova peça do Teatro Sá da Bandeira que junta teatro, dança, marionetas, música, vídeo e mimo. Até domingo, 1 de agosto, conta-se a história do bacalhau e aborda-se o impacto da sua pesca e consumo no mundo.

O Teatro Sá da Bandeira vai contar a história do bacalhau. “Acts of Cod” é a nova peça de teatro-dança que estará em cena este fim de semana, tendo arrancado já a 29 de julho e até domingo, 1 de agosto, no Estúdio Latino, uma das salas do teatro portuense. O fiel amigo vai ser o protagonista deste projeto cultural, “desde a perspetiva do pescador e da sociedade até à visão do próprio peixe”, lê-se no comunicado enviado.

Teatro, dança, mimo, marionetas, música e vídeo fazem parte desta peça da Esquiva – Companhia de Dança, que vai explorar o impacto histórico, cultural e ambiental da pesca e do consumo do bacalhau pelo mundo, ao longo de cerca de uma hora. A direção artística e encenação é de Tommy Luther, que conta com Alexandre Sá, Dóris Marcos, Inês Queirós e Sara Santervás na interpretação, Mariana Amorim na assistência da direção artística, coreografia e produção, Domingos Alves na composição e interpretação musical, Clara Rêgo na videografia, Hugo Ribeiro na cenografia e marionetas e Luís Ternus e Diogo Barbedo no desenho de luz.

“Temos centenas de anos de história e, no caso do bacalhau, os próprios pescadores alertam para o excesso de quantidade que está a ser retirada dos oceanos. Se o futuro do bacalhau é incerto, será justo dizer que o nosso futuro e o da sociedade também. “Acts of Cod” é um desafio à reflexão sobre o paralelismo da nossa história com a do bacalhau, à necessidade de preservarmos ecossistemas e de respeitarmos espécies, sem a saga desenfreada do consumo massificado”, explica o encenador, Tommy Luther.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend