A Feira Nacional de Doçaria Tradicional está de volta a Abrantes

A tigelada de Abrantes. (Foto: Sara Matos/GI)
Tigeladas, ovos-moles, pão-de-ló, brisas, pastéis e sericaia vão adoçar a Feira Nacional da Doçaria Tradicional, a iniciativa com quase duas décadas que regressa a Abrantes entre 22 e 24 de outubro.

Durante três dias, Abrantes enche-se de doces, com o regresso da Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que está de volta com a sua 19.ª edição, entre os dias 22 e 24 de outubro. A iniciativa, promovida pela autarquia e pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Junior, decorre na Esplanada 1º de Maio, no centro histórico da cidade.

À semelhança das edições anteriores, a feira pretende ser uma montra de doces conventuais e tradicionais não só locais, como representativos de outras localidades, além de querer estimular a economia local. De Abrantes estão presentes a palha, as tigeladas, o mel e outros doces abrantinos. Nesta celebração da doçaria nacional estão presentes também o pão-de-ló de Margaride e o de Ovar, as brisas do Tâmega, as queijadinhas de S. Gonçalo de Amarante, os ovos-moles de Aveiro, os pastéis de Tentúgal, as cornucópias de Alcobaça, os pastéis de feijão e o bombom de figo negro de Torres Novas, os coscoréis da Sertã, os rebuçados de ovo do Alto Alentejo, o bolo fidalgo, o pão de rala e a sericaia, por exemplo.

Abrantes vai ser a montra da doçaria tradicional durante três dias. (Foto: Sara Matos/GI)

O regresso do certame, que já soma 19 anos, traz ainda novidades, como é o caso da iniciativa Doçaria Por Encomenda, novo serviço de compra e entrega ao domicílio ou em pontos de entrega escolhidos pelos consumidores. Garantida estão também um leque de atividades, como animação infantil, oficinas de doçaria com produtos da região, eventos desportivos e uma exposição, “O Palhilhas – Uma História da Palha de Abrantes”, com trabalhos das escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo de Abrantes. Saiba mais informações sobre a feira e sobre a sua programação neste link.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend