Programas para festejar os Santos Populares em Lisboa (até ao fim do mês)

As Festas de Lisboa têm ponto alto nos bairros típicos, mas chegam a toda a cidade. (Fotografia de Gonçalo VIllaverde/GI)
Lisboa celebra os santos populares - em particular o Santo António - até ao final do mês de junho, e por toda a cidade não faltam programas para todos os gostos. Arraiais mais ou menos tradicionais, esplanadas com música, cinema ao ar livre, arte urbana, performances e petiscos são só algumas das ideias para entrar na festa.

Um pouco por toda a cidade de Lisboa já se sente o espírito festivo dos Santos Populares. A vasta programação das Festas de Lisboa terá como ponto alto a noite de 12 de junho – momento em que as marchas populares descerão a Avenida da Liberdade e os bairros provavelmente não vão dormir com tanta festa -, mas antes e depois haverá muito com que ocupar os tempos livres, se se quiser entrar no espírito popular. No Beato haverá petiscos e cocktails de chef; no Rato, arraiais com vista sobre a cidade; no Lumiar, encontros de casas regionais e cinema ao ar livre; e em Belém, um novo mural para ser apreciado, entre outros locais e iniciativas. Tome nota das sugestões e bons santos populares!

 

 

In.Vulgar
Santos Invulgares

O restaurante In.Vulgar, na Rua dos Fanqueiros, na Baixa, preparou um menu especial para assinalar os Santos Populares em Lisboa, a que deu o nome de Santos Invulgares. “As propostas gastronómicas, preparadas pelo chef Hélder Martins, incluem produtos bem portugueses, como a sardinha, o pimento ou o caldo verde, para que os clientes possam degustar o melhor da gastronomia nacional”, diz Erik Ibrahim, um dos sócios do restaurante. O menu inclui dois amuse-bouche (de bacalhau assado e de caldo verde), couvert (pão broa lêveda, manteiga “fumada” e azeite extra-virgem), entrada (sardinha curada e gaspacho) e, para prato principal, porco ibérico com pimento assado. Para terminar a refeição, há arroz doce de Santo António e uma oferta de dois petit-fours/mignardises. Esta opção estará disponível até ao dia 17 de junho, a 35 euros por pessoa (sem bebidas).

(Fotografia: DR)


Mama Shelter
Arraiais no rooftop

O mais recente hotel da zona entre o Rato e o Marquês de Pombal não quis ficar de fora do espírito das Festas de Lisboa e preparou um conjunto de arraiais. A festa acontece no rooftop, todas as quintas-feiras de junho a partir do dia 9, e incluirá sardinhas, cerveja e música popular. A entrada dá direito a uma bebida (cerveja, refrigerente ou tinto de verano) e a uma rifa, com as quais os clientes se poderão habilitar a ganhar prémios, desde cerveja e sardinhas a uma estadia ou jantar no Mama Shelter Lisboa. Na noite de Santo António (domingo, dia 12) o programa terá a atuação de uma banda de música. Os arraiais acontecem das 17h às 23h.

(Fotografia: DR)


Snuff Puppets
Animação de rua

Nos dias 9, 10 e 11 de junho, a cidade de Lisboa vai ser surpreendida por uma mão, um pé, uma boca, um nariz, uma orelha e um olho. Estas partes do corpo humano “vão circular pelos jardins e praças de Lisboa, numa performance protagonizada pela companhia Snuff Puppets, comunidade de artistas plásticos e performers de Melbourne (Austrália)”, lê-se num comunicado da EGEAC sobre as Festas de Lisboa. “As suas criações são uma fusão de artes visuais, elementos do teatro de marionetas, escultura, design, engenharia, som, movimento, performance e teatro”. Nove locais vão ser animados por estas aparições às 11h, 16h e 19h.

(Fotografia: DR)


Veggie Vibes
Arraial veggie

Depois de atrair mais de 30 mil pessoas ao longo de seis edições decorridas entre 2019 e 2021, o Veggie Vibes prepara-se para dar um sabor diferente à quadra dos Santos Populares, com mais uma edição, nos dias 10 a 13 de junho. No cardápio haverá chouriço assado vegan, seitanas (versão de seitan das bifanas) e outros petiscos como caldo verde. O evento decorre no Mercado de Santa Clara (situado entre Santa Apolónia, o Largo da Graça e Alfama), com entrada gratuita e aberta a todos. Dia 10, estará a funcionar das 16h às 22h; dia 11, das 10h às 22h; dia 12, das 10h às 01h, e dia 13 de junho (feriado em Lisboa), das 12h às 17h.


MAAT
Novo mural nos jardins

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas amanhecerá, no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Belém, com um mural especial. Trata-se de uma “reinterpretação do Painel do Mercado do Povo, uma intervenção mural coletiva promovida pelo Movimento Democrático dos Artistas Plásticos e realizada a 10 de junho de 1974”, lê-se em comunicado. A iniciativa decorrerá nos jardins do MAAT e contará com a participação de 48 artistas, entre os que estiveram envolvidos na criação do painel original, artistas da exposição e outros que se destacaram na cena artística portuguesa ao longo dos últimos 48 anos de democracia, que este ano se completam. A estes juntar-se-ão outros artistas de música e performance, numa programação a cargo do Festival Iminente. No dia 11 de junho haverá visitas, conversas e performances. A entrada é livre.


Praça Beato
Santos populares com chefs

Ainda que ainda esteja em fase de projeto, a Praça, no Hub Criativo do Beato (em Marvila) decidiu abrir ao público um dos edifícios já terminados. O objetivo é dar à cidade mais um palco de festejo dos Santos Populares, durante os meses de junho e julho. Este “pop-up” vai funcionar todos os fins de semana (sexta, sábado e domingo, das 17h às 24h), mostrando já a charcutaria, queijaria, uma zona dedicada ao azeite, a garrafeira e uma amostra da futura mercearia, com produtos de 24 pequenos e médios produtores nacionais, e ainda um wine bar. Já a cozinha da Praça terá petiscos portugueses, como gaspacho da estação, pica pau, polvo ou os clássicos ovos com farinheira. Na esplanada, haverá sempre um churrasco com carnes autóctones. Aos sábados e domingos, chefs, bartenders e produtores de vinho terão também palco, para preparar petiscos e cocktails de assinatura (a lista de nomes confirmados pode ser consultada aqui). Nos dias 10, 11 e 12 de junho a programação será orientada para as festas de Santo António. A entrada é gratuita e não carece de consumo mínimo.

(Fotografia: DR)


Lisboa Mistura
Festa inclusiva

A edição deste ano do Lisboa Mistura, enquadrada nas Festas de Lisboa, será “um momento de construção da alegria necessária para vivermos lado a lado, resistindo à aniquilação da diferença e à violência destes tempos”, lê-se num comunicado da EGEAC. “Continua a ser necessário dar visibilidade à beleza da diferença”, numa altura em que a “guerra transformou os emigrantes em refugiados”, sublinha a organização. O encontro decorre no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no Campo Grande, entre as 16h e as 24h, nos dias 18 e 19 de junho, com entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

(Fotografia de José Frade)


Casas regionais
Encontro na Quinta das Conchas

Criadas no século XX para apoiar os migrantes que deixavam as suas terras e rumavam a Lisboa em busca de uma vida melhor, as casas regionais são hoje embaixadas da cultura e das tradições de todo o país na capital e, este ano, preparam-se para assinalar também os santos populares. A Quinta das Conchas (Lumiar) vai ser o palco desta festa com ranchos folclóricos, tunas, bombos e fado. Além do coletivo Tocá Rufar, participa, uma série de ranchos folclóricos e artistas que darão voz e música à canção portuguesa que é património cultural imaterial da Humanidade. O evento decorre nos dias 25 e 26 de junho, das 14h45 às 20h e tem entrada livre.


Cine Conchas
Cinema ao ar livre

Nos dias 30 de junho e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de julho a Quinta das Conchas, no Lumiar, vai transformar-se mais uma vez numa gigante sala de cinema ao ar livre. A programação dos filmes projetados já se encontra consultável online e inclui títulos como “Mais Uma Rodada”, de Thomas Vintenberg (dia 30 de junho); “Belfast”, de Kenneth Branagh (dia 8 de julho) e “Os Croods: Uma Nova Era”, de Joel Crawford (a fechar). As sessões começam sempre às 21h45 e têm entrada livre. Mais informações em cineconchas.pt.

(Fotografia: DR)


Sushi at Home
Novo nigiri de sardinha

Durante o mês de junho, o Sushi at Home propõe-se dar um toque português à cozinha nipónica com a criação do nigiri de sardinha braseada. Esta novidade é vendida em packs de seis peças de nigiri (sete euros), disponíveis para entrega em casa ou levantamento em loja, entre as 12h e as 16h de terça a domingo e as 19h e as 23h de segunda a domingo.

(Fotografia: DR)


Arcádia
Santos doces

A pensar na época das festas dos Santos Populares, também a Arcádia – histórica empresa familiar fundada em 1933 – criou sugestões doces para entrar no espírito festivo, com quadras populares e imagens dos bairros tradicionais. As novidades incluem um martelo dos Santos Populares e manjericos de vários sabores, como chocolate de leite, chocolate negro, caramelo, chocolate branco, drageias de licor, coco e baunilha. Para além destes produtos, a marca relançou as habituais sardinhas de chocolate de leite e negro. Todos os produtos estão disponíveis nas lojas Arcádia e também na loja online.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend