7 programas para fazer este fim de semana em Lisboa

7 programas para fazer este fim de semana em Lisboa
Cerveja com sabor a pastel de nata, visitas teatrais num palácio, música ao vivo e mercados de rua biológicos: 7 sugestões de programas para fazer este fim de semana, na Grande Lisboa.

O Carnaval começa esta sexta em Marvila e dura 4 dias
O Carnaval chega mais cedo ao bairro de Marvila e por ali se celebra durante quatro dias, sempre com a benção da cerveja artesanal local. Entre sexta-feira, 21, e segunda, 24, o Carnaval na Musa traz até à Fábrica da Musa, na Rua do Açúcar, com atuações musicais ao vivo, como as do grupo Samba do Barril, dos Baque do Tejo ou do DJ Farofa, para além de um menu criado de propósito para as lides carnavalescas: leia-se caldo de feijão com chouriço, caldo de abóbora, coxinhas de galinha ou bolinhos de bacalhau, entre outras novidades que se poderão petiscar, acompanhadas pelas dezenas de referências da Musa à torneira ou à garrafa. A entrada é livre. Saiba mais aqui.

Lisboa: Já se bebe cerveja dentro da fábrica da Musa

 

A Rainha mostra a miúdos e graúdos os corredores do Palácio da Ajuda
As visitas teatrais acontecem ao longo de todo o ano no Palácio da Ajuda, mas esta iniciativa vem mesmo a tempo de celebrar o Carnaval, com visitas guiadas ao longo de três dias, sábado (11h30), domingo (15h30) e segunda (11h30), com encenação da COOLture Tours – História com Vida. D. Maria Pia de Saboia não só irá mostrar os corredores do palácio às famílias, desvendando segredos e contando curiosidades, como irá levá-las a uma recriação de um dos maiores bailes de Carnaval, que lhe foi oferecido em 1865. Nesta noite, reza a História que a rainha vestiu quatro fatos diferentes – Maria Tudor, varina de Ovar, Dominó e Escocesa. Depois do baile, ainda está garantido chocolate quente para todos. O preço é de 7,50€ para crianças e 12,50€ para adultos. Saiba mais aqui.

(Orlando Almeida/Gl)

 

Os Fins de Semana Gastronómicos dos Enamorados acabam este domingo em Palmela
Os Fins de Semana Gastronómicos dos Enamorados começaram no fim de semana passado e terminam neste que está a chegar. Até 23 de fevereiro, 21 restaurantes do concelho de Palmela apresentam novas propostas ou menus criados a pensar no Dia de S. Valentim, sempre com apoio nos frescos da região. A organização é da autarquia e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. A espetada à madeirense, o camarão cozido e o cheesecake com coulier do restaurante Âncora & Serrano é um dos novos menus, assim como, por exemplo, o lombo de porco com castanhas e o doce da Tipóia d’A Tipóia; ou dos medalhões de lombo de vitela recheados com farinheira e tâmaras e pavlova da Casa do Castelo. Para saber mais informações sobre os espaços aderentes e os novos pratos, clique aqui.

O Castelo de Palmela. (Fotografia: GI)

 

Este domingo, a Dois Corvos acolhe um workshop para aprender a fazer queijo
A cervejeira Dois Corvos acolhe, este domingo, um workshop intensivo para aprender a fazer queijo. Será entre as 14h00 e as 19h00, pelas mãos da HomeMakers Lab, que vai explicar os processos de fabrico de queijo fresco e curado na Dois Corvos, em Marvila, na Rua Capitão Leitão. Enquanto se aprende mais sobre o lacticínio, pode e deve-se provar as novidades que a cervejaria tem no seu espaço: a começar pela Casamentos & Baptizados, o nome dado à sua nova cerveja, uma imperial stout que tem num dos seus ingredientes… pastel de nata. A inscrição para o workshop de queijos deve ser feita pelo [email protected] ou 919181494. Saiba mais aqui.

 

O mercado das trocas volta domingo à Penha de França
A nova edição do Troca-te, o mercado de trocas está de volta à Penha de França no domingo, entre as 14h00 e as 18h00. A iniciativa já conta com 8 anos de existência e está inserida no programa Lisboa Capital Verde Europeia 2020. Para participar, qualquer pessoa pode levar 10 artigos, seja de roupa, acessórios, livros, etc – e trocá-los por outros objetos que ali estejam expostos. O Troca-te decorre no Largo da Penha de França, junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França. A entrada é gratuita.

(Diana Quintela/Gl)

 

O Mercado Agrobio regressa com produtos biológicos em 9 locais da Grande Lisboa
Comprar produtos frescos ao ar livre, com a garantia de que se está a promover a produção biológica e sustentável. O Mercado Agrobio acontece todos os sábados, entre as 09h00 e as 14h00, e este fim de semana não será exceção. Para facilitar a vida a toda a gente, a iniciativa acontece, simultaneamente, em vários locais espalhados pela cidade: Algés (no Jardim de Algés), Almada (na Praça das Forças Armadas),Carcavelos (na Quinta da Alagoa), Cascais (na Praça Marechal Carmona), Campo Pequeno (no Jardim do Campo Pequeno), Parque das Nações (na Torre Vasco da Gama e Alameda dos Oceanos), São Vicente (no Jardim Botto Machado), Loures (na Avenida das Descobertas – Infantado) e Oeiras (no Jardim de Oeiras).

 

Nova oportunidade para ir visitar o The Museum, que estende a presença no Chiado
O segundo projeto pop up do ONA, criado pelo chef francês Luca Pronzatom, iria ficar no Largo da Trindade, à entrada do The Art Gate, até fevereiro, mas o feedback tem sido tal que a experiência gastronómica – meio que secreta – se estende até, pelo menos, 15 de março. É preciso tocar à campainha para entrar e provar o que sai da cozinha dos chefs Micael Duarte (ex-Prado e Taberna do Mercado), Iñaki Bolumburu (ex-Nerua e Noma), Mariana Schmidt (ex-Laisai e Mugaritz) e Edgar Bettencourt (ex-Feitoria). À mesa, de seis ou 12 lugares, chega uma sopa de cogumelos com caldo de frango; creme de couve-flor com leite de amêndoa, couve kale, água de tomate fermentado e cobertura de amêndoa tostada; o bacalhau da Noruega cozinhado em azeite, com fatias de pão artesanal da Gleba; e o suflê de mel, limão e pólen biológico e com um gelado de pão e vinho do Porto, com uma bolacha de especiarias. O jantar custa 75 euros por pessoa. Saiba mais aqui.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend