7 conselhos para a primeira viagem de autocaravana

(Fotografia: DR)
Deixe de lado a ideia feita de que basta enfiar-se numa autocaravana e partir à aventura, porque há alguma logística a considerar. Contudo, planear e fazer algumas contas pode ditar a diferença naquilo que realmente importa: a descoberta dos lugares.

1 FAÇA CONTAS E PERGUNTAS
Tenha presente que ao preço base do aluguer de uma autocaravana deve somar parcelas como o seguro de viagem e os extras, ambos custos variáveis. Comodidades como kit de cozinha, máquina de café, toalhas de banho, mesas e cadeiras, wi-fi, sanita portátil e GPS podem estar ou não incluídas no preço base. Calcule ainda a estadia em parques de campismo, combustível, portagens e comida. E saiba que tem que deixar uma caução que varia entre os 1500 e os 2000 euros, que terá que ser em dinheiro se não tiver cartão de crédito – para prevenir, analise o estado da viatura quando a recolher e, se necessário, tire fotografias. Informe-se também sobre pagamento de portagens e assistência em viagem.

2 RESERVE TEMPO PARA PREPARAR A “CASA”
Se for caravanista de primeira viagem e, sobretudo, se tiver crianças, evite partir direto da recolha e procure ter a caravana um par de horas antes. Isso permite-lhe familiarizar-se com o interior, verificar o que precisa e o que pode ser dispensável levar, para organizar o espaço disponível. Abasteça-se daquilo que mais usa e não se compra tão facilmente pelo caminho, como um par de toalhas e lençóis extra. No resto, leve o mínimo, principalmente se viajar sempre perto de localidades.

3 DÊ UMA VOLTA NA SUA RUA
Quem nunca conduziu um veículo com as dimensões de uma autocaravana, deverá testá-lo antes num circuito familiar, praticando curvas, travagens e estacionamento. Dê uma volta na sua vizinhança antes de partir à aventura.

4 INFORME-SE SOBRE PARQUES E ÁREAS DE SERVIÇO
Antes de partir, verifique em que pontos do percurso existem parques com pernoita autorizada e ainda – o que não é a mesma coisa – áreas de serviço de autocaravanas (ASA), onde pode descartar águas sujas, abastecer o depósito de água e ligar-se à eletricidade. Tenha presente que é proibido pernoitar em áreas protegidas nacionais (como parques naturais, reservas e monumentos naturais, e paisagens protegidas). No dia 25 de maio, foi publicado um decreto-lei que interdita a permanência de autocaravanas ou similares nos parques de estacionamento de praias (de mar ou rio) e piscinas ao ar livre.

5 PLANEIE UM ITINERÁRIO
Pode ser tentador arrancar sem destino, mas não é recomendável partir totalmente à aventura quando se leva um veículo que precisa de algum apoio na estrada. Procure definir, pelo menos, os territórios que pretende atravessar e verificar onde neles encontra parques para pernoita e áreas de serviço (e telefone para saber se estão abertos), postos de combustível e ainda – o que pode ser importante em tempo de pandemia – se as fronteiras estão abertas. Nas zonas da raia, há muitos atalhos que passam pelo país vizinho.

6 FAÇA RESERVAS NOS PARQUES
Caso tenha um itinerário definido, faça uma reserva nos parques de campismo onde pretende ficar, já que são muito procurados no verão. Nesses espaços, além de estacionar e pernoitar, pode descartar as águas cinzentas e as águas negras, fazer o abastecimento de água e ter acesso à eletricidade, além de acampar – ou seja, abrir o toldo, pôr mesas e cadeiras no exterior e cozinhar.

7 PENSE NA BATERIA
Frigorífico, ar condicionado e televisão consomem energia. Pondere se realmente precisa deles durante as férias sobre rodas e lembre-se que um frigorífico ligado com a viatura parada só vai consumir a bateria. Se não a puder carregar em áreas de serviço ou no parque de campismo, vai ter que fazer esta gestão de necessidades.

QUANTO CUSTA VIAJAR E ACAMPAR?
Tanto o custo do aluguer da autocaravana como da pernoita em parque de campismo variam consoante a época do ano. Já as taxas de serviço vão de 35 aos 100 euros (pagas de uma só vez) e os seguros podem chegar a 40 euros/dia. Em alguns casos, o seguro está incluído na caução. Há que ter em atenção também que empresas contabilizam as noites, outras os dias. A estadia em parques de campismo, incluindo estacionamento, vai dos 7 euros aos 60 euros por noite (considerando uma família de 2 adultos e 2 crianças).

3 ORÇAMENTOS PARA 4 PESSOAS/1 SEMANA
Cálculo de gastos para diferentes modelos de autocaravanas, da mais simples às mais sofisticadas, sem extras, com pernoita em parques de campismo durante 4 noites e um percurso de 500 km, sem considerar outras despesas. Estes preços foram feitos através de simulações em sites de empresas de aluguer de autocaravanas, para a última semana de junho.

1 Carrinha transformada
Exterior discreto, boa para viagens de curta duração, relativamente fácil de estacionar.

Aluguer: 553 euros
Seguro: 84 euros
Taxas (serviço e preparação):
0 euros
4 pernoitas em parque de campismo: 45 euros
Combustível: 80 euros
Total: 762 euros

2 Autocaravana Volkswagen06
Exterior discreto, boa para viagens de curta duração,teto elevatório para dormir no topo do veículo.

Aluguer: 763 euros
Seguro: 90 euros
Taxas (serviço e preparação):
89 euros
4 pernoitas em parque de campismo: 45 euros
Combustível: 80 euros
Total: 942 euros

3 Autocaravana Carado
Confortável, espaçosa, frigorífico grande, quarto de banho com cabina de duche separada, ideal para viagens mais longas.

Aluguer: 1393 euros
Seguro: 0 euros
Taxas (serviço e preparação):
105 euros
4 pernoitas em parque de campismo: 45 euros
Combustível: 80 euros
Total: 1623 euros

PERCURSOS NA WEB

Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (fcmportugal.com)
Apresenta uma explicação assertiva sobre o que é a autocaravana e como funciona, além de uma declaração de princípios.

Camping Car Portugal
(campingcarportugal.com)
Permite encontrar áreas de serviço pelo país, por distrito e concelho, por tipologia, e ainda tendo em conta possibilidade de pernoita, eletricidade e wi-fi. Apresenta também relatos de viagem, o ABC do autocaravanismo, a legislação em vigor, entre outra informação útil.

Camper Contact
(campercontact.com e app)
Permite pesquisar parques de estacionamento, áreas de serviço e parques de campismo em todo o Mundo, com diversos filtros, entre eles geográficos, preço, pontuação, facilidades, terreno, capacidade e estadia máxima.

Eurostops
(eurostops.pt)
Reúne sugestões de roteiros, um guia com os diferentes tipos de autocaravanas e um mapa da Península Ibérica onde estão assinaladas as Áreas de Serviço de Autocaravanas, privadas e públicas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend