6 programas para este feriado e fim de semana na Grande Lisboa

(Fotografia: Gerardo Santos/GI)
Fado nas ruas de Lisboa, cinema ao ar livre e exercício físico em jardins são algumas das atividades gratuitas que decorrem na capital e arredores, neste feriado e no fim de semana.

Raquel Tavares e cinema ao ar livre no aniversário do Santo António – e é grátis
O mês em que se celebra, por excelência, os Santos Populares na capital já lá vai, mas é nesta semana que sopramos as velas ao Santo António, desde que o 15 de agosto foi escolhido como o dia de nascimento de Santo António. E por isso mesmo, esta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15, o Museu de Lisboa oferece um programa multicultural, com entrada gratuita, e que conta com música, cinema e atividades pensadas para a família. O Santo Faz Anos arranca esta quarta com uma visita guiada ao museu, pelas 17h00, à qual se segue a exibição ao ar livre do filme «Guerreiro de Deus», de Antonello Belluco, no Largo da Igreja de Santo António, pelas 21h30. Quinta, segue-se um festival de filmes de animação pelas 17h00. O dia culmina com um concerto da fadista Raquel Tavares na Igreja de Santo António.

(Fotografia: João Girão/GI)

 

As novas cervejas artesanais portuguesas provam-se este fim-de-semana nos Anjos
As novidades do panorama da cerveja artesanal portuguesa podem provar-se este fim de semana nos Anjos, com a primeira edição do Anjos Beer Fest, que decorre sábado e domingo, a partir das 15h00, na associação cultural Anjos70. Novos e pequenos produtores como Amo Brewery, Gallas, Esperança, Trindade, Loba, Cerveja Rafeira, João Bagina e Beertech Happy Brew vão estar presentes com provas, debates e workshops. A festa, na porta 70 da Regueirão dos Anjos, contará ainda com bancas com comida, música e tatuagens. A entrada custa 3 euros e dá direito ao copo para a cerveja.

(Fotografia: Artur Machado/GI)

 

Há cinema ao ar livre no Jardim do Torel, com entrada gratuita
A cidade já nos tem habituado às sessões de cinema ao ar livre, especialmente durante os meses de verão, e em vários locais espalhados pela capital. Em agosto, depois de ter estado no Jardim das Amoreiras, a sétima arte tem presença fixa no Jardim do Torel, sempre aos sábados à noite, e com entrada gratuita. Esta semana, dia 17, é exibido neste sossegado espaço, com vista privilegiada para Lisboa, o clássico «Parque Jurrásico», pelas 21h30.

(Fotografia: Gerardo Santos/GI)

 

Sessões de exercício físico grátis espalhadas pelos jardins da cidade
E já que falamos de espaços verdes na cidade, importa também recordar que, durante todos os fins de semana de junho, agosto e setembro, vários jardins lisboetas acolhem atividades físicas em grupo e grátis, no âmbito da iniciativa Lisboa Não Pára, com o apoio da autarquia. Ao sábado, a prática do exercício físico, com enquadramento técnico especializado, está presente com aulas no Jardim da Estrela (das 11h00 às 12h30), no Jardim Mário Soares (das 10h00 às 13h00), no Parque Eduardo VII (das 10h30 às 12h30), na Quinta das Conchas (10h30 às 12h30) e no Rossio dos Olivais (das 10h30 às 12h30). Domingos, as sessões são no Jardim da Parada (09h00 às 12h00), no Jardim da Torre de Belém (das 10h00 às 12h00) e no Parque do Vale do Silêncio (das 10h30 às 12h30). Basta aparecer.

(Fotografia: Leonardo Negrão/GI)‹

 

O fado sai à rua em Alfama, Castelo e Mouraria nos fins de semana de agosto – e não se paga
Todas as sextas, sábados e domingos de agosto, o fado sai à rua nos bairros de Alfama, do Castelo e da Mouraria, com atuações gratuitas, e com o objetivo de levar a música das casas de fado até às artérias destes bairros. A iniciativa chama-se As Visitas Cantadas, é uma parceria entre o Museu do Fado e a junta de Santa Maria Maior e tem três pontos de encontro, nestes três dias, sempre pelas 18h30: o Largo de São Cristóvão, na Mouraria, a Rua dos Corvos, em Alfama e o Jardim do Recolhimento, no Castelo. Depois é só seguir o passeio com os fadistas e guitarristas.

Fotografia: Gonçalo Villaverde/GI

 

Esta semana, a lusofonia toma conta da Costa de Caparica
O festival Sol da Caparica está de regresso esta semana com a sua sexta edição, e leva os ritmos da lusofonia até ao Parque Urbano da Costa de Caparica, na Margem Sul, um cartaz composto por nomes como Matias Damásio, Mariza, Seu Jorge, Luísa Sobral, Carlão, Ludmila, Capitão Fausto, Anselmo Ralph, DAMA, Linda Martini, Mayra Andrade, Luís Represas e Boss AC, entre outros. Este ano, volta a apostar-se num dia dedicado às crianças e estreia-se um palco dedicado à comédia. O bilhete diário custa 19 euros e o passe de 4 dias já está esgotado.

 

Leia também:

Primeiro arménio em Lisboa refresca a carta e está ainda mais fiel às raízes
Lisboa: há sushi e tapas asiáticas nesta esplanada até ao final de agosto
Lisboa ganha uma casa de choco frito onde se petisca até tarde




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend