6 planos para aproveitar o fim de semana no Grande Porto

Nos dias 9 e 10 de outubro celebra-se o Dia do Porto de Leixões. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Festas, música, hambúrgueres suculentos e magia são algumas das sugestões para planear o fim de semana no Porto e arredores.

1 | Celebrar o Dia do Porto de Leixões

No sábado, dia 21, celebra-se o Dia do Porto de Leixões, com visitas à área portuária, permitindo aos mais curiosos conhecer os vários cais dedicados a diferentes tipos de carga, bem como visitas livres e guiadas ao edifício do terminal. No programa de celebrações, que arrancam às 10h00, está ainda uma exposição de fotografia, a 3ª edição da Regata do Porto de Leixões, e ainda mágicos e insufláveis para entreter os miúdos.

Porto de Leixões (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

2 | Ir a uma festa ao pôr-do-sol com vista para o mar

Depois de visitar o Porto de Leixões, as festividades continuam muito perto dali. Entre as 15h00 e as 22h00 de sábado, decorre o Rooftop Open Air, no sétimo andar do Parque de Estacionamento SABA, na Rua Roberto Ivens (Matosinhos). A festa é de entrada livre e a música fica a cargo dos DJs Serginho e Sineiro. Para ajudar a dar energia para dançar, haverá também comes e bebes.

O Rooftop Open Air acontece muito perto do Porto de Leixões. (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

3 | Provar os hambúrgueres de carne maturada do Dan’s

Para aconchegar a barriga e o palato com combinações surpreendentes vale a pena provar os hambúrgueres de autor do Dan’s, a hamburgueria vimaranense que abriu no Porto este verão. Os hambúrgueres de carne maturada (30 dias de maturação) são a grande novidade da carta, de intensidade equilibrada, mas também há outras opções igualmente saborosas, como os Fried Chicken Burgers, feitos com carne de frango recheada de queijo, o que torna tudo bem mais suculento e guloso. E também duas sugestões vegan, feitas a partir de uma combinação de legumes elaborada pelo chef Daniel Cardoso. Para desfrutar num ambiente descontraído e carregado de hospitalidade minhota.

Hambúrguer de carne maturada do Dan’s. (Fotografia: Pedro Kirilos/GI)

 

4 | Assistir aos espetáculos do Mexe pela cidade

Até domingo, dia 22, ainda há muitos espetáculos e atividades na programação do Mexe – Encontro Internacional de Arte e Comunidade, a decorrer um pouco por toda a cidade. Esta 5ª edição do festival tem como tema «O Comum», e aposta em propostas artísticas que pretendem mostrar, criar e debater arte comunitária. No sábado à tarde, a escadaria da Igreja de Santo Ildefonso é palco da performance de dança «Children of the New World», interpretada pelo bailarino Samwel Japhet, da Tanzânia, focada em dar visibilidade ao problema do abuso infantil. O programa completo pode ser consultado aqui.

Performance «Children of the New World» (Fotografia: DR)

 

5 | Passear pelo Quarteirão das Artes em dia de inaugurações simultâneas

No sábado, a partir das 16h00, é tempo de mais um ciclo de inaugurações simultâneas nas galerias de arte da rua de Miguel Bombarda e arredores. Além das habituais visitas guiadas às novas exposições, vão ainda acontecer duas oficinas, uma sessão de grafiti, uma feira e não vai faltar música, a cargo de KESO, Minus & MRDolly e André Carvalho.

As inaugurações simultâneas do Quarteirão das Artes acontecem este sábado. (Fotografia: Igor Martins/GI)

 

6 | Ver espetáculos de magia na 28ª edição do Magic Valongo

De sexta a domingo, o Fórum Cultural de Ermesinde volta a receber o Magic Valongo – Festival Internacional de Ilusionismo. As entradas nos espetáculos são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis, pelo que se recomenda ir com antecedência para não perder nenhum dos truques dos ilusionistas. Já as galas internacionais, que acontecem na sexta e no sábado, às 21h45, têm o custo de 5 euros. O cartaz pode ser consultado aqui.

A 28ª edição do Magic Valongo arranca sexta-feira. (Fotografia: Ivo Pereira/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Está a chegar mais um festival de francesinhas à Baixa do Porto
Porto: Hambúrgueres, cocktails e hospitalidade minhota no novo Dan’s
La Maison: Uma loja à grande e à francesa junto ao Douro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend