6 lojas em Coimbra para comprar criações portuguesas

Algumas dedicam-se em exclusivo ao que é produzido em Portugal. Outras também abrem espaço ao que vem de fora. Mas em cada uma destas seis lojas em Coimbra encontram-se peças únicas, e de cunho nacional.

1. Chronospaper
A Chronospaper, na Baixa de Coimbra, é uma loja oficinal para amantes do papel, e um projeto que Maria Ferreira, encadernadora profissional, divide com o marido, Carlos. Os produtos à venda são, essencialmente, de produção própria, com recurso a técnicas de encadernação tradicional. Há cadernos de vários materiais e feitios. Uns são inspirados na encadernação medieval, têm capa de pele de carneira e papel artesanal, feito com fibras de calças de ganga; outros, de ar mais contemporâneo, apresentam motivos ligados à moda e um elástico com botão, a lembrar uma liga de senhora. Álbuns, livros de honra, postais, artigos de papelaria, moinhos de vento e flores de papel, brincos e colares completam a oferta, que também inclui alguns artigos de outros autores e marcas.

2. SweetArt
Artesanato, tecelagem, vinhos e chocolates são só uma amostra do que se pode encontrar na SweetArt Coimbra, dedicada às criações nacionais. Os móveis já guardaram livros, mas hoje estão preenchidos com artesanato e outros produtos portugueses. Os olhos não divagam e as peças respiram, porque um dos lemas da casa é «pouco e bom». São artigos selecionados, muitos da região de Coimbra, como a tecelagem de Almalaguês, ou os presépios da oleira Isabel Lacerda. Outras zonas do país também estão representadas, no artesanato de Barcelos, os sabonetes da Confiança e da Ach Brito, peças de Bordallo Pinheiro e conjuntos da Vista Alegre.

3. Anthrop
Já foi farmácia, mas agora só receita design e artesanato de autores portugueses. Joalharia, calçado, produtos de cerâmica, cosmética, ilustrações e muito mais preenchem a loja, que Célia Guerreiro e Delfim Santos vão renovando com peças que combinam tradição e modernidade. Lá dentro descobre-se sempre algo diferente. Como o vestiário que resultou da adaptação de um armário com espelho. «O meu filho chama-lhe o roupeiro de Nárnia», comenta ela.

4. Coimbra Concept Store
A bicicleta marca a entrada desta loja que mais parece uma casa. A Coimbra Concept Store nasceu, por iniciativa das irmãs Ana Sofia e Sandra Pimenta, com o objetivo de disponibilizar novos produtos e experiências, num ambiente acolhedor e rente ao espírito de comércio tradicional. Subindo alguns degraus, avistam-se diferentes salas e corners com peças de marcas portuguesas e não só, distribuídas por dois andares. Roupa e acessórios, brinquedos, artigos para bebé, de decoração e papelaria integram a oferta, constantemente renovada, pelo que a cada visita o mais certo é encontrar algo diferente.

5. 1/1
Os cadernos artesanais da 1/1, que Daniel Mendes faz com a ajuda de uma velha máquina de costura, ganham forma à vista de quem quiser entrar no seu ateliê. São quase todos de edição limitada e numerada, disponíveis em vários formatos, com diferentes padrões e ilustrações. Há os florais, os multicoloridos, os dedicados a escritores portugueses, os inspirados em plantas e azulejos, e mais. Na sua maioria, são criações suas (é designer de comunicação), e alguns têm ilustrações de outros artistas.

6. Cuscuz
É na garagem de casa, transformada em oficina, que Amâncio Neves dá forma aos óculos de sol feitos com desperdícios de madeira idealizados pela filha, Ana Mendes, sob a etiqueta Cuscuz. Têm design apelativo, são unissexo e, alguns, peças únicas, graças aos característicos nós da madeira – que pode vir de paletes, móveis em fim de vida, ramos caídos e até de skates. A oficina, em Brasfemes, nos arredores de Coimbra, está aberta a clientes, por marcação, o que lhes permite experimentar os diferentes modelos, perceber como são leves, qual a sua cor real, a textura – e ainda ver Amâncio, minucioso, em ação.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Coimbra: 6 sugestões para fazer na cidade na próxima visita
No centro de Coimbra há uma praça cheia de história
Nesta loja de Coimbra cabem todas as artes portuguesas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend