6 ideias para aproveitar o fim de semana no Grande Porto

O Trengo - Festival de Circo do Porto decorre até domingo. (Fotografia: DR)
Música, circo, exposições e boa comida. Eis a receita para um fim de semana bem passado no Porto e arredores.

1| Assistir a espetáculos de circo pela cidade

Jean Philippe Kikolas (Fotografia: DR)

O Trengo – Festival de Circo do Porto está de volta para a sua 4ª edição, e traz à cidade mais de 30 artistas de oito nacionalidades. Os espetáculos acontecem até domingo, dia 7, e têm lugar no Jardim da Corujeira, nos Jardins do Palácio de Cristal, na Praça de D. João I e no Teatro Municipal do Campo Alegre. Na noite de sexta, os jardins do Palácio recebem o espanhol Jean Philippe Kikolas, com o espetáculo «Calor», que combina o palhaço com outras artes circenses, e é inspirado na história de quem se vê obrigado a abandonar o seu lar. O programa completo pode ser consultado aqui.

2| Conhecer a joalharia portuguesa num showcase em Matosinhos

(Fotografia: DR)

Nesta sexta e no sábado, a «Portuguese Jewellery Legacy – Showcase & Exhibition» leva à Casa da Arquitetura, em Matosinhos, vinte marcas que espelham «a nova dinâmica da joalharia portuguesa». A iniciativa conta com a presença de marcas tradicionais, com técnicas e desenhos intemporais, e outras mais contemporâneas e de design de autor. O programa engloba ainda três palestras sobre história e tendências na joalharia, sustentabilidade e empreendedorismo. O showcase abre portas às 10h00 e decorre até ao final da tarde. A entrada é livre, mas sujeita a pré-inscrição.

3| Comer as pizzas estaladiças do novo Pizza Piazza

Pizza margherita especial do Pizza Piazza (Fotografia: André Rolo/GI)

A famosa pizaria das Antas tem uma nova morada. Desta vez instalou-se em Pinheiro Manso, com as mesmas pizas, de massa fina e estaladiça, a que já habituou os comensais, mas também algumas novidades. É o caso das massas frescas, e da pizza batizada em honra da nova casa, a Pizza Piazza 2, que leva presunto, manjericão, tomate cereja e mozarela fresca. O novo restaurante mantém o mesmo ambiente familiar da casa mãe, com espaço na esplanada para os mais pequenos brincarem à vontade.

4| Ouvir jazz no Parque de Serralves

25ª edição do Jazz no Parque (Fotografia: Paulo Duarte/GI)

A 28ª edição do Jazz no Parque arranca já este fim de semana, e ao longo de três sábados leva ao parque de Serralves várias colaborações entre músicos portugueses e estrangeiros. Este sábado, ao final da tarde, é o compositor e baterista Pedro Melo Alves quem faz as honras, com o projeto In Igma, que conta com a parceria do norte-americano Mark Dresser e a francesa Eve Risser. Ao palco sobem ainda Abdul Moimême e as cantoras Aubrey Johnson, Mariana Nunes e Beatriz Nunes. O bilhete custa 10 euros.

5| Ir ao Mini Zinefest

Festival ZineFest de 2018 (Fotografia: Igor Martins/GI )

O Mini Zinefest, que acontece de 5 a 6 de julho, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, celebra os pequenos formatos e as micro-edições de autor. Durante dois dias, os visitantes podem participar em oficinas criativas, ver exposições, lançamentos, curtas de cinema e ainda comprar edições num mercado. O festival é vocacionado para todas as idades e a entrada é livre.

6| Aprender sobre sustentabilidade nos Jardins do Palácio

Festival Cidade Mais, nos Jardins do Palácio de Cristal (Fotografia: DR)

Promover a sustentabilidade é o mote do festival anual e gratuito Cidade Mais. O evento, que arranca a 5 de julho e termina a 7, terá lugar no Jardins do Palácio de Cristal e no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret. Da programação constam conferências, conversas, oficinas, mercado de produtos sustentáveis, praça de alimentação, concertos e performances.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Matosinhos: joias nacionais brilham na Casa da Arquitetura
Porto: Arte e sabores da estação na nova carta do Galeria do Largo
Porto: Há boas mesas nesta rua tranquila nas Antas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend