5 ideias para aproveitar o fim de semana no Grande Porto

Conheça alguns programas para aproveitar o feriado e o fim de semana no Grande Porto. Na fotografia: MiraJazz (Igor Martins/GI)
Comer bolos funcionais perto da praia, ouvir jazz numa varanda sobre o Douro e aprender sobre astronomia são algumas das sugestões para programar o próximo fim de semana e o feriado desta quinta-feira.

1 | Ouvir música ao vivo numa varanda sobre o Douro

MiraJazz (Fotografia: Igor Martins/GI)

Os habituais concertos de fim de semana do MiraJazz começam mais cedo desta vez, a pretexto do feriado de quinta-feira. Jazzucas é o grupo que sobe ao palco amanhã. Na sexta é a vez de João Próspero & Bernardo Ribeiro. Alex Canales & Guga tocam no sábado, e no domingo o jazz fica a cargo de Ivo Xavier & Jonė Urnieziūtė. Os concertos têm início às 18h00 mas é recomendável chegar mais cedo, para garantir lugar na varanda debruçada sobre o rio. A entrada é livre mas o espaço sugere um consumo mínimo de 5 euros por pessoa, nos saborosos petiscos e bebidas da casa.

2 | Aprender sobre astronomia na Quinta de Santiago

Jardins da Quinta de Santiago (Fotografia: Igor Martins/GI)

Este sábado e domingo, os jardins do Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, acolhem a iniciativa MUCÉU, com uma série de atividades relacionadas com a astronomia, para toda a família. Haverá ateliês de arte, ciência e física, palestras, um planetário portátil, observação noturna ao telescópio e concertos. O mote é a comemoração dos 50 anos da chegada do Homem à Lua, pelo que no programa está também prevista uma palestra com o astrónomo José Matos a propósito dessa data. A entrada é livre.

3 | Comprar peças de arte na Padaria

Padaria Águas Furtadas (Fotografia: Pedro Correia/GI)

A loja Padaria Águas Furtadas chama-se assim porque nasceu no lugar onde funcionou, outrora, uma padaria, em frente ao Mosteiro de São Bento da Vitória. Agora, ao entrar naquele lugar, tanto se encontra peças de cerâmica, como sacos de pano, livros, canecas, pregadeiras e outros objetos, com valores entre 2,50 euros (um autocolante) e 1250 euros (uma escultura). A cerâmica vem de diversas zonas do país e os têxteis também são portugueses. A ilustração é de autores que estão a viver ou a produzir no Porto, e as obras de arte provêm de diferentes pontos da Europa.

4 | Ver rancho folclórico no Mercado Temporário do Bolhão

(Fotografia: DR)

Em mês de feiras e romarias, também o Mercado Temporário do Bolhão de juntou à folia, com a iniciativa “Bolhão em Festa”. Em agosto são vários os eventos que vão animar o recinto. Um deles acontece já este sábado, às 15h00, com a atuação do Grupo Etnográfico do Orfeão do Porto, que vai encher o mercado de música tradicional portuguesa, para além das danças, os trajes típicos e os cantares. A entrada é livre.

5 | Comer bolos funcionais junto à praia

Cake Funcional (Fotografia: Leonel de Castro/GI)

Na pastelaria Cake Funcional, aberta em maio, na Avenida Serpa Pinto, em Matosinhos, Cristiane Souza faz bolos apetitosos, brigadeiros, brownies e semifrios, para quem, como ela, gosta de doces mas tem cuidado com o corpo, e dispensa a farinha de trigo e o açúcar refinado na dieta. Ali criou um ambiente confortável, com pormenores deliciosos, como a parede de rosas, para provar os doces e também os salgadinhos, caso dos rissóis, empadas, coxinhas, pão de queijo tradicional ou vegano e quiches. Matcha, chai latte, água de coco e café bio acompanham tudo isto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Matosinhos: bolos funcionais perto da praia
11 cocktails para provar no Grande Porto este verão
Porto: abriu uma Padaria com arte fresquinha




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend