5 festas online para celebrar a passagem de ano 2020-2021

Cinco festas online e alternativas para celebrar a entrada em 2021
Áurea, Fernando Daniel, HMB, Birds Are Indie e Blaya são alguns dos muitos artistas que vão atuar, em diversas iniciativas online, na noite de passagem de ano, na próxima quinta-feira.

A passagem de ano de 2020 para 2021 não vai ter concertos públicos nem espetáculos de fogo-de-artifício a iluminar os céus do país. Ainda assim, haverá festa em casa dos portugueses, a avaliar pelo que prometem várias organizações de eventos online, agendados para a noite de 31 de dezembro. Conheça, abaixo, cinco festas online e alternativas para celebrar a passagem de ano.

 

Passagem de Ano 2019-2021 (todo o país)
Dois palcos e muitos artistas em atuações online. Vai ser assim o evento de passagem de ano “2019-2021”, que propõe saltar o ano de 2020 marcado pelos impactos da pandemia. Pelo palco principal vão passar, virtualmente, Fernando Daniel, HMB, Aurea, Blaya, Virgul, Djeff, Toy Toy T-Rex, Kitsch – Kura x Kamala, Supa Squad c/ MC Zuka, Aragão, I Love Baile Funk ft André Henriques, NBC e Diego Miranda. Já o Palco Fuse será dedicado à música eletrónica da Fuse Records e terá um anfitrião a entrevistar os artistas entre cada mudança. O evento, com bilhetes à venda, por lotes, a vários preços a partir dos 5 euros, começa às 20h e promete terminar às 04h de dia 1 de janeiro. Cada bilhete dá um acesso pessoal e instransmissível à emissão em direto, no website 20192021.pt.

(Fotografia: Facebook PDA 2019-2021)


Final Feliz by Convém (Porto)
Depois de ter juntado mais de 900 pessoas na passagem de ano, o ano passado, na antiga Casa Moura, frente ao rio Douro, no Porto, a organização desta festa juntou-se à Convém (uma loja de conveniência ao domicílio que estará a fazer entregas na última noite do ano) para organizar mais um evento, desta feita virtual. O Final Feliz by Convém será transmitido online, em direto no Instagram e de forma totalmente gratuita, com música posta pelos DJ Diogo Ribas e Leozinho, e promete ter “dinâmicas/surpresas para os mais atentos” e dar prémios “em poucos minutos”. A festa começa às 23h e termina às 02h na conta de Instagram @finalfeliz.nye.

(Fotografia: Facebook Feliz Feliz)


Fim de Ano 2020 (Coimbra)
Este ano, os festejos de fim de ano de Coimbra vão chegar a todo o país através de uma transmissão online, em direto, nas redes sociais do município. O evento inclui um espetáculo de fogo-de-artifício lançado de 21 pontos de disparo (um em cada junta de freguesia do concelho) e um concerto com a participação de 12 bandas e DJ naturais de Comibra. São elas os àCapella, Anaquim, Birds Are Indie, Brigada Victor Jara, Diabo a Sete, Pensão Flor, Animais, Macadame, Fado ao Centro, Cordis, A Velha Capital e Os Quatro e Meia. Já os DJ a atuar são os Bad Monkeyz, Club Banditz, Myro & Faiu, Pedro Carrilho e Rui Tomé. O programa de animação online e gratuito tem início às 21h30 de dia 31 de dezembro.

(Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra)


Quem Toca Seus Males Espanta (Lisboa)
Não é bem uma passagem de ano virtual, mas convida na mesma a celebrar a transição de ano em festa. Em Lisboa, a EGEAC – empresa programadora e gestora da cultura na cidade – propõe o programa Quem Toca Seus Males Espanta, um “desafio” para fazer de utensílios de cozinha e outros objetos domésticos “inesperados instrumentos”, tocando-os. Colheres de pau, panelas, baldes e até frigideiras, tudo é válido. Até dia 30, nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC vão ser ainda partilhados vídeos com convidados como a cantora Áurea e os apresentadores Catarina Furtado, Fernando Mendes, Filomena Cautela e João Baião a mostrar instrumentos domésticos. Já no dia 31, a partir das 15h, é revelada uma apresentação conjunta. Quem quiser pode partilhar as suas “atuações” com a EGEAC através das redes sociais Facebook e Instagram Cultura na Rua ou do e-mail [email protected], para participar numa “surpresa” final.

(Fotografia: EGEAC)


“Que afastados estejamos juntos” (Sines)
Também em Sines a despedida de 2020 e a entrada em 2021 será feita em respeito pelas normas do Estado de Emergência, ou seja, sem festas públicas de ano novo. Para entreter as pessoas em casa, o município gravou um espetáculo com artistas da região, sem público, no auditório do Centro de Artes de Sines, o qual será transmitido a partir das 21h30 de 31 de dezembro nos meios digitais do município (www.sines.pt, www.fb.com/municipiodesines e www.youtube.com/cmsines) e nas plataformas da Rádio Sines. No evento, produzido pela ApreciArte, participam 13 artistas e agrupamentos musicais de várias gerações, representantes de estilos tão distintos como o fado e o rock, passando pela música tradicional, pelo canto coral, pelos sons do Brasil e pela música de dança.

Fotografia de Orlando Almeida/GI

+ passagem de ano virtual em Nova Iorque

A Times Square, em Nova Iorque, nos EUA, vai despedir-se de 2021 sem a tradicional festa que costuma juntar cerca de um milhão de pessoas na rua. Mas vai haver uma festa online, com atuações de Glorya Gaynor (do êxito “I Will Survive”, de 1978), CyndiLauper, Jennifer Lopez e Billy Porter. Prometidos aos espectadores estão ainda “ofertas virtuais, visuais e digitais”, informou a organização da Times Square Alliance.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend