20 Programas de passagem de ano de norte a sul

O KUG, no Porto, tem preparado um jantar de fim de ano com direito a música, dança e fogo de artifício. (Fotografia: DR)
Jantares com menus especiais, música, brindes à meia-noite, uvas passas e até fogo de artifício. De tudo isto são feitos os programas de boas-vindas a 2022 (sujeitos às orientações da Direção-Geral da Saúde).

TODO O PAÍS

Nos hotéis Pestana de norte a sul, e nas ilhas, a entrada em 2022 acontece a rigor e com propostas variadas. Cada hotel tem um programa especial que, além da noite, pode incluir um cocktail de boas vindas, jantar de gala, música ao vivo, champanhe à meia-noite, ceia ou ainda um brunch para entrar bem no novo ano. Todos os programas estão disponíveis no site do grupo.

 

PORTO E GAIA

Para a noite de 31 de dezembro, o chef Vítor Matos desenhou para o BLIND, restaurante do Torel Palace Porto, um menu com mais de 10 momentos de surpresa, e um almoço de ano novo que inclui vieiras, bacalhau e vitela de leite. No restaurante Casario, na Gran Cruz, a última noite do ano tem sabor a salmão curado, robalo com funcho, polvo e novilho com Porto Velho. No Espaço Porto Cruz os vinhos Dalva e Quinta de Ventozelo acompanham a última refeição do ano, que termina com um Porto Cruz 20 anos, no momento da sobremesa.

Já no jardim do KUG, o jantar da passagem de ano é composto por um menu de 8 momentos harmonizados com uma seleção de vinhos, O programa fica completo com fogo de artifício à meia-noite e um espetáculo de música e dança.

KUG (Fotografia: DR)

 

O Sheraton Porto Hotel & Spa vai dar as boas-vindas ao ano de 2022 com um Jantar de Gala, no restaurante Porto Novo. O menu criado pelo chef Ilídio Barbosa abre com um cocktail e entradas especiais como magret de pato marinado e «cake pop» de mozarella de búfula, e segue com ostra fresca, lavagante, ravioli de carangueijo e «mignon» de novilho. Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro está também disponível o menu Take&Share, que entrega em casa pratos como o bacalhau espiritual, o cabrito assado e o polvo à lagareiro.

É com cornucópias de guacamole, camarão em pão coreano e molho agridoce, tártaro de atum em folha de arroz e quiche de cogumelos que o Barão Fladgate dá as boas-vindas na noite de passagem de ano. Segue-se magret de pato com lagosta e cremoso de boletos, ragoût com fruta exótica e gel de hortelã, e muitos outros pratos e sobremesas. A acompanhar haverá a música ao vivo com um quarteto de jazz, e ainda um bilhete para um dos sete museus do vizinho WOW.

Mignon de novilho do restaurante Porto Novo (Fotografia: DR)

 

Para as despedidas a 2021, o Hilton Porto Gaia está a preparar dois momentos de celebração – um no Magma Bar, com uma vista privilegiada para o rio Douro, e outro no ComPosto Food & Club. Neste haverá Dj e bar aberto, e por volta da 01h será servida a ceia de Ano Novo, composta por uma seleção de tábuas de queijos e enchidos, doces e frutas. Mais tarde chega o chocolate quente e o croissant folhado. Sabores como o robalo braseado, barriga de leitão no forno e lasanha de abóbora fazem o brunch de Ano Novo, no dia 1 de janeiro.

Hilton Porto Gaia (Fotografia: DR)

 

LISBOA

No Infame, o restaurante do 1908 Hotel, o chef André Rebelo preparou um menu que inclui vieiras, tom yum, fried rice e barriga de leitão; no Bairro Alto Hotel a noite começa com um cocktail ao som de um dueto musical na Mezzanine, e depois há lavagante fumado, salmonete com lula recheada e lombo de vitela no BAHR.

No recém inaugurado Rocco, no The Ivens Hotel, a música ao vivo acompanha com ostras do Sado, bife tártaro, creme de sapateira, risotto de carabineiro, bife “rossini” e tiramisù e uma selecção de vinhos e espumantes a condizer com a ocasião.

Mais perto do mar, no You and The Sea, na Ericeira, o jantar pode ser no restaurante Jangada ou no apartamento, de forma mais privada, com um menu especial de marisco. E, para um réveillon descontraído, o Martinhal Cascais organizou uma programação especial, que inclui Jantar de Gala seguido de festa com Dj, e 20% de desconto no Finisterra SPA (o Martinhal Sagres tem uma oferta idêntica).

Na última noite do ano, os três restaurantes com estrela Michelin do Penha Longa Resort vão juntar-se no espaço do Arola e servir uma experiência única, que reúne o melhor das cozinhas do Lab by Sergi Arola, Midori, e Eneko Lisboa.

Dahlia (Fotografia: DR)

 

Para a festa de fim de ano, o Dahlia, no Cais do Soddré preparou uma carta com seis pratos: consomé Dahlia, ragù de camarão com bolinho de feijão, ravioli de batata doce fumada e chipotle, peixe da lota com arroz de cogumelos selvagens, borrego assado e bolo de figo com xarope de medronho. Todas as propostas têm opção vegan, e podem ser acompanhados por vinhos naturais e cocktails originais, disponíveis na carta de bebidas.

O chef Alexandre Silva também preparou uma ementa especial no restaurante Fogo, onde, como é habitual, todos os elementos são feitos com chama, fogo ou brasa. O jantar harmonizado começa com uma welcome drink, seguida de entradas como pão em forno de lenha, a tábua de presunto, ostras, lingueirão e carabineiro. Nos pratos principais, há polvo grelhado com batata doce fumada e chourição, e lombelo de vaca grelhado com esmagada de batata e couve queimada. À sobremesa, chega uma tarte de limão queimada e para a contagem decrescente para a entrada em 2022, o espumante Quinta dos Abibes Arinto Baga, da Bairrada, acompanha o Bolo Rainha.

Fogo (Fotografia: DR)

 

A entrada em 2022 no Sud Lisboa Terrazza será celebrada com uma festa temática, inspirada no universo musical de finais dos anos 1970 e início da década de 1980. A música, a cargo dos artistas residentes do Sud, e o ambiente revivalista servem de acompanhamento ao jantar de réveillon assinado pelo chef executivo Patrick Lefeuvre.

 

ALENTEJO E ALGARVE

No São Lourenço do Barrocal há terrina de perdiz, bisque de carabineiro, robalo do mar com açorda de camarão e lombo de novilho, e os vinhos Barrocal reserva a harmonizar. No Convento do Espinheiro a inspiração para as festividades vem da Alice no País das Maravilhas e inclui menu de degustação, fogo de artifício e ceia e animação pela noite dentro. Na Herdade da Malhadinha Nova, o programa começa no dia 30 e inclui sessões de poesia, recitais de harpa, passeios todo o terreno pela vinha e degustação de sabores alentejanos.

Na cozinha do Alameda e do Monky, os restaurantes do chef Rui Sequeira em Faro, prepararam-se ementas originais, com base nos melhores produtos da região. No Alameda, o chef sugere um menu de 10 momentos, com ostra da Ria Formosa, gamba da costa e muxama de atum de Tavira a abrir. O carabineiro do Algarve, o bacalhau e a vitela barrosã são as estrelas nos pratos principais.

 

No asiático Monky, o menu é mais exótico, inspirado na gastronomia de vários países da Ásia, como a China, Tailândia ou Índia. Rolo vietnamita tropical com atum e gamba, caldo Laksa de camarão tigre e vitela braseada com pasta miso são algumas das propostas. O jantar é animado ao som do DJ Rick Offen.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend