“1as Jornadas de Gastronomia de Portimão” refletem sobre o futuro do setor

O futuro da gastronomia local algarvia vai estar em discussão. Na foto, pescadores a escolher bivalves. (Fotografia de Maria João Gala /GI)
Iniciativa prevê um passeio de barco na ria de Alvor, mesas redondas e prova de pratos cozinhados ao vivo no Centro Comunitário de Alvor, dia 10 de dezembro. As inscrições estão abertas.

As 1as Jornadas de Gastronomia de Portimão – da Ria ao Barrocal, marcadas para o dia 10 de dezembro, começarão com um passeio pela Ria de Alvor, às 09h, ao que se seguirá a sessão de abertura, às 10h. A primeira mesa redonda sobre “as raízes da gastronomia local” começa às 10h15 e a segunda, sobre “O futuro da gastronomia local”, está prevista para as 11h30.

Simultaneamente com a mesa-redonda haverá a preparação ao vivo, no palco, de duas receitas, “numa combinação entre ancestralidade e modernidade gastronómica”. Por um lado, a cozinheira Diamantina, de Alvor, demonstrará a preparação dos milhos aferventados, um prato ancestral e típico do Natal na região. Por outro lado, o Chef João Oliveira irá preparar uma sugestão para utilização de algas na alimentação.

Promover a “preservação dos sabores locais para a valorização dos produtos gastronómicos da região, para a sensibilização ambiental e para a sustentabilidade gastronómica” é o objetivo das 1as Jornadas de Gastronomia de Portimão. Esta iniciativa é organizada pelo chef e consultor gastronómico Óscar Cabral, da associação de preservação e educação ambiental Somar.Bio, e pelo Chef João Oliveira, do restaurante Vista, com uma estrela Michelin, em parceria com outras entidades.

Óscar Cabral, também professor de Cozinha nas Escolas do Turismo de Portugal, entende que “é urgente valorizar o património alimentar das comunidades”, pois “é através de celebrações como a das Jornadas de Gastronomia de Portimão que se debate o ecossistema da gastronomia e o seu impacto no território e nos ativos turísticos da região, trazendo a palco os atores que lhe dão forma, como os produtores, os restaurantes, o poder local, os cozinheiros, os académicos”.

Citada em comunicado, a Somar.Bio, por seu turno, salienta a importância de valorizar “a utilização com parcimónia e regra dos recursos marinhos, onde se inserem os bivalves, as algas, e todos os outros produtos da economia azul associados à gastronomia”.

As inscrições para assistir às jornadas estão abertas até às 17h de dia 8 de dezembro através da página do link (disponível na página de Facebook do evento), e através do QR Code disponível no cartaz. A inscrição no programa é gratuita, sujeita a confirmação e limitada aos 50 lugares disponíveis e o valor inclui as degustações.

 

Consulte, abaixo, o programa provisório das jornadas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend