10 chefs, 10 jantares e duas estrelas Michelin: o Fest Açores está de volta

O mais conhecido festival gastronómico dos Açores regressa com a sua oitava edição, entre 20 e 29 de junho. 10 chefs nacionais e internacionais, onde se incluem dois detentores de estrelas Michelin, preparam jantares com produtos açorianos.

O mais importante festival gastronómico dos Açores está de regresso com a sua oitava edição, entre os dias 20 e 29 de junho. E a receita mantém-se: 10 chefs nacionais e internacionais, onde se incluem dois nomes detentores de estrela Michelin, vão preparar 10 jantares especiais, ao longo de 10 noites, para promover e dar a conhecer os produtos e a gastronomia locais. Tudo isto com menus de degustação de seis momentos, com vinho incluído, e a preços simpáticos.

Todos os jantares do Fest Açores, organizado pela Escola de Formação Turística Hoteleira, decorrem no restaurante Anfiteatro, com vista panorâmica para a baía de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

António Loureiro, que levou a primeira estrela Michelin para o seu A Cozinha, de Guimarães, também esta a primeira atribuída à cidade, na última gala do guia vermelho, arranca as festividades, tendo a seu cargo o jantar do primeiro dia, 20. Óscar Geadas, metade da dupla que também arrecadou, no final do ano passado, a primeira estrela para Bragança e para o seu Restaurante G, encerra o cartaz, no jantar de 29.

Pelo meio, o festival gastronómico contará com a participação de chefs como Vasco Coelho dos Santos, do portuense Euskalduna; Gonçalo Costa, dos lisboetas Tágide, Wine Bar e Saraiva’s; Antony Gonçalves, do nova-iorquino Kanopi; António Galapito, do lisboeta O Prado; Leandro Correia, do londrino The Sea; ou Francesco Dilli, do Ferreira Café, no Quebec; entre outros.

O objetivo é «proporcionar momentos únicos de aprendizagem com os chefs participantes e celebrar com o público o potencial dos produtos açorianos, tendo em conta o receituário tradicional e a sua riqueza gastronómica», explica Maria da Graça Teixeira, diretora executiva da Escola de Formação Turística e Hoteleira.

Os jantares da primeira e última noite, a 20 e 29 de junho, custam 60 euros por pessoa, enquanto os restantes, entre os dias de 21 e 28, custam 50 euros por pessoa. As reservas podem ser feitas através do site www.riac.azores.gov.pt, onde também se pode consultar o cartaz completo deste festival gastronómico.

 

Leia também:

Açores: uma nova era para o vinho português
Graciosa: passeio pela pequena grande ilha dos Açores
Graciosa: Viagem a uma das ilhas menos conhecidas dos Açores




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend