World of Wine abre museu sobre moda e têxteis em novembro (e mais um restaurante)

O Porto Fashion & Fabric Museum vai ser uma montra do talento nacional na área da moda e do têxtil. (Fotografia: DR)
O Porto Faschion & Fabric Museum vai abrir num edifício contíguo à praça principal do World of Wine, em Vila Nova de Gaia, no dia 28 de novembro. E traz um novo restaurante de comida saudável com vista para o Douro.

O sexto museu do complexo World of Wine (WoW), em Vila Nova de Gaia, vai estar localizado numa casa histórica do século XVIII com uma capela do arquiteto Nicolau Nasoni, cujos frescos foram restaurados, e dedicar-se inteiramente à moda e aos têxteis portugueses, anunciou o WoW em comunicado.

O Porto Fashion & Fabric Museum – assim se chama – propõe uma visita organizada em duas partes. A primeira, sobre a indústria têxtil em Portugal, salienta “a importância do setor no desenvolvimento da zona norte do país e na economia nacional” e permitirá aos visitantes “conhecer todos os passos da criação dos têxteis, desde o processamento da matéria-prima até aos acabamentos finais”.

(Fotografia de Rui Oliveira/GI)

A segunda parte do museu serve de palco para a moda portuguesa, para o calçado nacional e também para a arte da filigrana, “constituindo uma montra para o DNA da moda em Portugal desde os anos 1980 até à atualidade”, lê-se ainda. Portugal exporta têxteis para todo o mundo e é amplamente reconhecido pela qualidade da mão-de-obra, das matérias-primas e dos produtos finais”, explica o CEO do WoW Adrian Bridge.

“Queremos sublinhar o talento português, reconhecendo os criadores já conceituados e dando espaço aos novos talentos”, acrescenta. No mesmo edifício do Museu da Moda e dos Têxteis vai funcionar também um novo restaurante, o Mira Mira, cujo nome anuncia a vista privilegiada que terá sobre Gaia e a ribeira do Douro. Do menu constarão pratos “saudáveis, saborosos e nutritivos”.

Estas novidades vêm completar a oferta atual do WoW, que já conta com cinco museus, cinco lojas, quatro restaurantes, dois cafés e um bar de vinho. A entrada no recinto do World of Wine é gratuita, sendo necessários comprar bilhetes apenas para visitar os museus. O projeto, que ocupa 35 mil metros quadrados de área em pleno centro histórico de Gaia, é do grupo grupo Fladgate Partnership – detentor da Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn e dos hotéis The Yeatman, Infante Sagres e Vintage House.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend