Vila Viçosa: Chef Pedro Mendes regressa ao Marmòris

O chef que popularizou a bolota na cozinha regressa a uma casa que conhece bem: a partir da próxima semana, Pedro Mendes é, novamente, o chef executivo do hotel cinco estrelas Marmòris, em Vila Viçosa.

O Alentejo está sempre lá. Pedro Mendes é de Lisboa, e começou a carreira «a sério» no Algarve, mas cedo lhe despertou interesse a bolota e as suas aplicações culinárias, tanto que lhes dedicou um livro de receitas, em 2013. E integrou, no ano seguinte, o ambicioso projeto de fazer alta-cozinha criativa no coração do Alentejo, ao assumir o comando do restaurante do Marmòris, hotel de cinco estrelas temático dedicado ao mármore, em Vila Viçosa.

A vida, entretanto, afastou-o para junto do Atlântico. Ainda andou um ano entre a costa e a planície, mas acabou por dar-se a rutura com o hotel, e em 2015 mudou-se em definitivo. Com a sua versão da comida petisqueira do mar, pôs o Maria Pia, no Clube Náutico de Cascais, a navegar em águas tranquilas. O Alentejo, esse nunca lhe saiu do horizonte. Não tardaria a colaborar com a Quinta do Quetzal, na Vidigueira, com um restaurante «de adega» onde ensaiou uma abordagem contemporânea – mas mais chegada à informalidade do que ao rigor obsessivo da alta-cozinha – da comida alentejana. E neste último verão iniciou também o acompanhamento, como consultor, da sala de refeições da casa de turismo rural Paraíso Escondido, perto da Zambujeira do Mar.

Agora, anuncia o seu regresso «a casa». A Vila Viçosa, e ao restaurante onde deu largas à sua paixão pelos produtos da região. O modo de usar, entretanto, mudou: «Agora é um restaurante mais informal, mais aproximado ao registo dos petiscos de matriz alentejana», revela o chef. Os finais de semana, porém, afinam por outro diapasão. «De quinta a sábado, ao almoço e ao jantar, haverá um menu do chef, que muda todas as semanas», garante, sublinhando que nesses dias retomará a toada de alta-cozinha com que deu bom nome ao Marmòris. Sempre, sem tirar os olhos do Alentejo.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo Gago Coutinho 9, Vila Viçosa
Telefone
268887010


GPS
Latitude : 38.7772144
Longitude : -7.419922499999984

Leia também:

Quinta do Quetzal: vinho, mesa e arte na Vidigueira
Descobrir o paraíso de campo e praia no sudoeste de Portugal
Nove restaurantes de produtores nacionais de vinho