El País: Douro entre as melhores viagens por estrada do mundo

Numa reportagem sobre as melhores viagens para fazer por estrada, em todo o mundo, o jornal «El País» referencia o Norte, com um percurso no Vale do Douro, ao qual se desfaz em elogios.

Não que seja uma surpresa a sua presença neste artigo, mas nunca são demais os elogios feitos à região demarcada do Douro, vindos aquém ou além-fronteiras. Desta vez, foi o jornal espanhol «El País» a render-se à beleza nortenha, incluindo o Vale do Douro nas 20 melhores viagens por estrada em todo o mundo.

O artigo publicado recentemente pelo diário de referência, em parceria com a plataforma Lonely Planet, reúne «estradas agradáveis para desfrutar ao virar de cada esquina, estradas exigentes que atravessam desertos ou montanhas; rotas para conduzir enquanto contemplamos animais selvagens pela janela e passeios míticos que atravessa, países ou continentes inteiros».

O «El País» começa por recordar que o Vale do Douro, ao qual apelida de «uma preciosidade», é «uma das primeiras regiões vínicas demarcadas do mundo» (desde 1756, precisamente). No artigo destaca-se também o Alto Douro Vinhateiro, classificado como património mundial pela UNESCO, como «o coração desta zona», os «quilómetros intermináveis de vinhas», o miradouro de Casal de Loivos, e quintas vitivinícolas históricas como a Quinta Nova e a Quinta do Crasto. No total, o diário sugere uma rota de cerca de 350 quilómetros, para fazer de carro, entre o Porto e Miranda do Douro, já junto à fronteira com Espanha.

Na companhia do Douro estão, por exemplo, uma rota francesa de castelos que liga Chinon a Chambord; uma estrada no Vale de Orcia, na Toscana, Itália; um passeio de carro entre Melbourne e Sidney, pela Great Ocean Road; uma estrada que atravessa o deserto de Nazca, no sul do Perú; outra que passa pelos Fiordes dos Antipodas, na Nova Zelândia; para além de estradas no Parque Nacional dos Vulcões do Hawai e entre as montanhas ao longo da estrada de Karakoram, no Paquistão.

 

 

Leia também:

4 novos vinhos do Douro que tem de conhecer
Lamego: um postal do Douro que merece um brinde
As escolhas da Forbes para quem visita o Porto e Douro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend