Está a chegar a conserva de atum em vinho do porto

Esta é «a primeira conserva com um toque de vinho do Porto». (Fotografia: DR)
Tuna & Port, assim se chama a mais recente marca portuguesa de conservas de atum, que junta este pescado ao vinho do porto. A criação vai ser apresentada ao público em Nova Iorque, no dia 10 de junho, e lançada depois em lojas gourmet em Lisboa e Porto.

A Tuna & Port, uma nova marca de conservas de atum em vinho do porto, vai ser apresentada em Nova Iorque, nos EUA, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e chega a algumas lojas de Lisboa e Porto a partir de 20 de julho, anunciou o autor da criação, Francisco Freixinho.

O empreendedor, que já é conhecido por ser dinamizador dos festivais de francesinhas e hambúrgueres, juntou-se desta vez a Isabel Tato, diretora do departamento técnico-científico da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, para criar uma conserva que juntasse «dois produtos tradicionais, com história e bem portugueses».

A receita desta conserva junta atum, vinho do porto produzido no Douro, azeite da região e também parra (folha da videira), que surge a envolver o atum. Não usam sardinha por uma questão de sustentabilidade ambiental, mas não descartam a hipótese de a vir a usar noutras conservas. O produto é feito pela fábrica de conservas Briosa, na Figueira da Foz, e recebeu o nome de Tuna & Port para «transportar para além mar o nome de Portugal», explicou o criador.

Francisco Freixinho disse que a «primeira conserva com um toque de vinho do porto» tem «sabores ousados, com toques subtis», e adiantou que a criação vai ser apresentada no dia 10 de junho em Newark (Nova Jérsia), no âmbito das comemorações do Dia de Portugal nos EUA. A Tuna & Port chega às lojas portuguesas em Lisboa e no Porto a partir de 20 de julho, a seis euros cada unidade.

 

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