Peixe em Lisboa: Tudo o que há de novo no festival

O maior evento de gastronomia de mar do país regressa ao Pavilhão Carlos Lopes pelo segundo ano consecutivo, na 11ª edição, entre 5 e 15 de abril, com a participação de chefs, restaurantes e uma nova organização do espaço.

Os restaurantes Casa do Bacalhau (chef João Bandeira), Loco (chef Alexandre SIlva) e Mariscador (futuro restaurante liderado pelo chef Rodrigo Castela) vão estrear-se na 11ª edição do Peixe em Lisboa, evento que valoriza a gastronomia de mar e que decorre no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, de 5 a 15 de abril.

Ao todo são dez os restaurantes portugueses que o público poderá conhecer durante o Peixe em Lisboa, provando criações de autor com base em peixes e mariscos portugueses. Às estreias somam-se os restaurantes Arola (Hotel Penha Longa, em Sintra), Ibo (chef João Pedrosa), Kanazawa (chef Paulo Morais); o chef Kiko Martins, a Taberna Fina (chef André Magalhães), o Ritz Four Seasons (chef Pascal Maynard) e o Ribamar (chef Hélder Chagas, em Sesimbra). «Todos eles se adaptam ao modelo do Peixe em Lisboa», afirmou Duarte Calvão, diretor do evento.

Os restaurantes mantêm o horário de funcionamento das 12h00 às 00h00 durante a semana e até às 01h ao fim de semana. Uma das novidades este ano são as três esplanadas ao ar livre, com mais de cem lugares, que vão estar montadas frente ao jardim e à Avenida Sidónio Pais. A nível de organização do espaço, o Peixe em Lisboa deste ano introduz melhorias também no auditório (que será mais amplo), na banca de peixe fresco do Mercado Gourmet (que estará integrado na zona de restauração) e na própria decoração do Pavilhão Carlos Lopes.

No referido mercado será lembrado o legado da peixeira Açucena Veloso, que morreu recentemente e era a «alma do projeto e simbolizava a ligação dos mercados com a gastronomia de qualidade», explicou Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa. No total, serão pelo menos 32 os expositores de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas.

 

Desfile de chefs

Uma das presenças mais aguardadas da 11ª edição do Peixe em Lisboa é a de Ana Ros, eleita Melhor Chef Feminina do Mundo em 2017 pelo seu trabalho no restaurante Hisa Franko, na zona rural da Eslovénia. No painel de chefs internacionais destacam-se também Ashley Palmer-Watts (Dinner, Londres, com duas estrelas Michelin), Anthony Genovese (Il Pagliaccio, Roma, duas estrelas Michelin), Andrew Wong (A Wong, Londres, uma estrela Michelin) e Iván Domínguez (Alborada, Corunha).

José Avillez (do Restaurante Belcanto, duas estrelas Michelin), João Rodrigues ( Restaurante Feitoria, uma estrela Michelin), João Oliveira, Tiago Bonito (ambos vencedores de estrelas Michelin na última edição do Guia), Vasco Coelho Santos, Diogo Noronha e Diogo Rocha são os chefs nacionais a ter a palavra no auditório. O objetivo é «dar a conhecer ao público português a sua experiência e conhecimento, fatores que os distinguiram na arte gastronómica e que lhes valeram várias distinções ao longo das carreiras, incluindo as sempre disputadas estrelas Michelin», explicou a organização em comunicado.

O Peixe em Lisboa, organizado pela Associação Turismo de Lisboa com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, custa 15 euros (entrada de um dia), sendo que a segunda-feira mantém-se como um «dia económico», em que uma entrada dá direito a um consumo de dez euros nos restaurantes ao longo de todo o dia. Durante os dias de semana, das 12h00 às 15h00, a entrada no evento dá direito a duas degustações de cinco euros.

 

Leia também:

Açucena: a despedida da «adorável» peixeira dos chefs
Receita de filetes de peixe-galo com molho de laranja
Lisboa: jantares com comédia, filmes ou quizzes




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend