Bar oferece bebidas a quem apanhar beatas na praia

O bar Rockalot, na Praia da Saúde, em Setúbal, oferece uma bebida a quem entregar um copo cheio de pontas de cigarro, num incentivo para todos deixarem aquele espaço mais limpo.

As beatas atiradas para o chão estão longe de ter os dias contados – continuando a ser um dos maiores problemas ambientais dos centros urbanos -, mas de dia para dia há cada vez mais pessoas empenhadas em fazer-lhes frente. Disso é exemplo o dono do bar Rockalot, na Praia da Saúde, em Setúbal, que desde o final de agosto decidiu fazer uma campanha anti-lixo: por cada copo entregue cheio de beatas, oferece uma bebida.

Mateus Nabais, 34 anos, conta que a ideia surgiu por sugestão de um cliente, inspirado numa iniciativa semelhante que viu noutro estabelecimento, e que não hesitou em materializá-la. É tão simples como recolher beatas que se encontrem no areal da Praia da Saúde, em frente ao bar, entregá-las num copo e receber uma imperial ou um refrigerante. A iniciativa é válida durante o horário normal do bar e vai estar em vigor até chegarem os dias chuvosos.


Conheça aqui 9 bares de praia na Grande Lisboa


«A aceitação tem sido muito grande por parte dos jovens, todos os dias há aqui grupos a apanhar beatas», conta à Evasões o responsável do Rockalot. Graças a isso, diz, o recinto do bar e a própria praia em frente têm estado «significativamente mais limpos», contrariando o cenário que antes se verificava, de beatas levadas pelo vento, apesar de o bar ter cinzeiros em todas as mesas.

Entretanto, Mateus Nabais já tem mais ideias para ajudar o ambiente no Rockalot: além de já ter substituído as tradicionais palhetas do café e palhinhas de plástico por outras em madeira e biológicas, respetivamente, quer «abolir as garrafas de plástico» no bar «até ao final do ano» e dinamizar «iniciativas diferentes de sensibilização», como por exemplo pôr cartazes informativos sobre o tempo que os lixos urbanos demoram a decompor-se.

Esta não é, porém, a primeira vez que há uma mobilização civil contra as beatas na Praia da Saúde, em Setúbal. O grupo informal Fee4Planet – composto por quatro jovens do distrito – já ali recolheu «cerca de 15.500 beatas» em três horas de ações de limpeza, com a ajuda de dezenas de voluntários, revelou à Evasões Carolina Nunes, uma das co-fundadoras do grupo.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

8 restaurantes com esplanadas cobertas em Lisboa
O que fazer em Setúbal no fim de semana prolongado
Estes bares da Grande Lisboa têm karaoke – e não se paga




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend