Serpa: este ano, a Feira do Queijo do Alentejo é online e dura três dias

Os queijos são um produto estrela em Serpa, no Alentejo. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI).
A Feira do Queijo do Alentejo 2021 realiza-se este ano online, por causa da pandemia, mantendo o propósito da promoção deste produto local tão apreciado.

Em 2020, a Feira do Queijo do Alentejo, promovida pelo município de Serva (distrito de Beja) em parceria com uma comissão organizadora, teve mais de 100 expositores, a maioria de produtores de queijos, mas também de artesanato, tasquinhas e animação. Este ano, por causa da pandemia de Covid-19, o certame realiza-se exclusivamente online, e na mesma durante três dias – de 26 a 28 de fevereiro.

A programação integral está disponível para consulta no website da autarquia de Serpa, que considera a feira “um ponto alto” da promoção do Queijo Serpa, produto certificado com Denominação de Origem Protegida (DOP), à semelhança do Queijo Serra da Estrela. É comum, aliás, estarem presentes na feira produtores não só portugueses, de várias zonas do país, mas também espanhóis.

A certificação do queijo de Serpa motiva, justamente, a conferência “Queijo Serpa DOP – 34 anos de certificação”, promovida pela Rádio Voz da Planície, na agenda do primeiro dia, 26 de fevereiro. Nesse dia têm voz, também, testemunhos da Comissão Organizadora da feira, várias pessoas ligadas ao setor do queijo e investigadores em representação de diversas entidades.

Segundo informação publicada pelo município, durante a 20.ª Feira do Queijo do Alentejo será apresentada a nova plataforma SerpaMarca.pt, dedicada ao comércio digital. Trata-se de uma ferramenta que estará à disposição dos empresários do concelho “durante o mês de março, com o intuito de promover os seus produtos e lojas, escoar produtos e aumentar a procura, contribuindo para dinamizar os negócios”.

Conferências, palestras, testemunhos e a exibição de vídeos e fotografias em jeito de retrospetiva de anteriores edições da feira também estão incluídos na programação. Em condições normais, a feira tem lugar no Parque de Feiras e Exposições de Serpa e costuma atrair muitos visitantes, uma vez que além dos produtores de queijo e do artesanato organiza concertos e animação com DJ e tem entrada gratuita.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend