Sagres: vem aí um festival para observar aves

Observação e anilhagem de aves, saídas de campo, passeios de barco e sessões de fotografia são alguns dos atrativos do IX Festival de Observação de aves de Sagres, que decorre de 4 a 7 de outubro, a partir do Forte do Beliche.

Sagres, no concelho de Vila do Bispo, Algarve, torna-se a capital da observação de aves durante o IX Festival de Observação de aves de Sagres, tirando partido do facto de aquela península ser local de passagem de muitas aves migratórias durante o final do verão e outono.

A vasta programação inclui atividades como anilhagem de aves (prática que consiste na captura, marcação, estudo e posterior libertação do animal na natureza), saídas fotográficas na natureza (de dia e de noite) e saídas de barco para observar aves marinhas, golfinhos, andar de caiaque e descobrir as grutas e falésias de Sagres, por exemplo.

Os participantes do festival vão poder também fazer saídas de campo, seja em mini-comboio, a pé ou em jipe todo-o-terreno, bem como aulas de surf e passeios de stand-up paddle. Outro dos pontos altos da agenda é a devolução à natureza de mochos-galegos recuperados pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa.

No Forte do Beliche, que concentra muitas das atividades, haverá também uma zona dedicada à Rota do Petisco, com sabores algarvios e menus com bebida a 2 e 3 euros. Já para entrar no evento é apenas necessário levantar uma pulseira, gratuita. Algumas atividades requerem inscrição prévia e/ou são pagas. O festival funciona nos dias 4, 5 e 6 das 08h00 às 19h00 e no dia 7 das 08h00 às 17h00.

A península de Sagres, localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, entra na rota migratória de muitas aves ao longo do sul da Europa, de agosto a novembro, graças aos vales costeiros e linha de costa que atraem as aves à região antes de elas seguirem viagem.

 

Leia também:

O mundo votou: esta é a melhor praia portuguesa
Hotel Infante Sagres reabre maior e com um Vogue Café
Eis a praia mais secreta do país. E uma das melhores do mundo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend