Ruínas do Carmo recebem espetáculo multimédia

Ruínas do Carmo recebem espetáculo multimédia
O Convento do Carmo, erguido há 629 anos, vai ser palco de um espetáculo «único em Portugal». (Fotografia: OCUBO)
As ruínas do Convento do Carmo vão ser palco de um espetáculo multimédia imersivo sobre a história de Lisboa com projeções multimédia, bailarinos virtuais e efeitos visuais. A iniciativa decorre de 3 de maio a 30 de junho com duas sessões diárias, à noite.

A história de mais de 600 anos da cidade de Lisboa vai contar-se nas paredes e colunas das ruínas do Carmo, sob a forma de um espetáculo multimédia imersivo, até ao dia 30 de junho. A iniciativa junta o ateliê OCUBO e o Museu Arqueológico do Carmo com o objetivo de «valorizar a cultura e património de Lisboa» e do país, lê-se na apresentação oficial do evento.

O espetáculo Lisbon Under Stars (Lisboa debaixo das estrelas), com 45 minutos de duração, consiste numa projeção de imagens e áudio em 360 graus – o que a torna «única em Portugal», segundo o OCUBO – e convida o público a circular livremente pelo espaço para «ver, ouvir e apreciar diferentes perspetivas» da projeção. A história, cuja personagem principal é a própria Igreja do Carmo, é narrada por Catarina Furtado.

A projeção, em que surgem também bailarinos virtuais e efeitos visuais, conta com a participação de conhecidos nomes da música portuguesa, como Amália Rodrigues e Salvador Sobral, Mariza, Rão Kyao, Teresa Salgueiro, o Coro de Câmara Lisboa Cantat, a Orquestra de Câmara da GNR e os Tocá Rufar com Paulo Marinho, além de duas companhias de bailado.

A narrativa tem início no período da Batalha de Aljubarrota e desenrola-se até à atualidade, contando a história de Lisboa e do país através das paredes e colunas das ruínas da Igreja do Carmo, destruída severamente pelo terramoto de 1755. O próprio desastre, bem a Era dos Descobrimentos e Revolução dos Cravos são alguns dos momentos históricos retratados na projeção. A produção é de OCUBO, o mesmo ateliê responsável pelos espetáculos multimédia de Natal exibidos na Praça do Comércio e, mais recentemente, na fonte luminosa da Alameda.

A Igreja foi construída em 1389 (há 629 anos) por iniciativa religiosa do seu fundador D. Nuno Álvares Pereira, e sofreu várias alterações arquitetónicas ao longo do tempo, até que em 1755 o terramoto, seguido de incêndio, destruiu gravemente o edifício. A reconstrução iniciou-se um ano depois e foi interrompida definitivamente já em 1834 com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal. Em meados do século XIX, foi tomada a decisão de não reconstruir mais o edifício, deixando as ruínas de estilo romântico testemunhar o passado da cidade, função que se mantém até hoje.

O espetáculo Lisbon Under Stars tem duas exibições diárias às 21h30 e às 22h45 (exceto ao domingo e no dia 22 de maio) e custa 15 euros por pessoa (12 euros para crianças dos 6 aos 10 anos, residentes e estudantes). Os bilhetes podem ser comprados aqui.

 

Leia também:

Lisboa: A pedra lioz que define esta cidade-mulher
O Chiado tem uma nova esplanada para almoçar e petiscar
No The Flaviis há brunch todo o dia e carne barrosã à noite




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend