Restaurante de Eneko Atxa em Lisboa ganha primeira estrela Michelin

Eneko Atxa conquistou a primeira estrela Michelin com o seu restaurante homónimo, em Lisboa. (Fotografia de Sílvia Martinez/DR)
O restaurante Eneko Lisboa, aberto no final de 2019 no espaço do antigo Alcântara Café, ganhou a sua primeira estrela Michelin na revelação do Guia Michelin Portugal e Espanha 2021.

O restaurante Enexo Lisboa, do chef basco Eneko Atxa, conquistou a primeira estrela Michelin no Guia Michelin 2021 para Portugal e Espanha. O anúncio foi feito numa cerimónia transmitida online, em direto da Real Casa de Correos, na Puerta del Sol em Madrid, esta segunda-feira, 14.

Com esta nova estrela Michelin, o chef espanhol de 43 anos, que tem o brasileiro Lucas Bernardes como chef residente, soma a sexta estrela do famoso guia gastronómico, tendo chegado a Portugal com cinco estrelas no currículo.

Em conversa com a Evasões aquando da abertura dos restaurantes Eneko Lisboa e Basque, no espaço do antigo Alcântara Café, em Alcântara, Eneko Atxa disse não acusar a peso da pressão de conquistar uma estrela, apesar de a fasquia estar alta.

“Queremos agradar às pessoas que venham comer tanto ao Basque como ao Eneko Lisboa e que saiam felizes depois de vir aqui”, disse em entrevista. Mas ganhou-a com o restaurante lisboeta, somando-a às estrelas ganhas nos anos de 2007, 2010 e 2012.

(Fotografia de Sílvia Martinez/DR)

As referidas três estrelas Michelin foram ganhas com o Azurmendi, o Eneko Bilbau e o Eneko. O chef abriu os restaurantes lisboetas no último trimestre de 2019 a convite do Penha Longa Resort com o objetivo de trazer “uma nova forma de receber, de cozinhar e de experienciar a gastronomia”.

Já o Eneko Atxa em Larrabetzu, na Biscaia, foi um dos 21 restaurantes distinguidos com o novíssimo selo Estrela Verde (todos eles localizados em Espanha), que premeia a sustentabilidade ambiental dos espaços.

O Eneko Lisboa tem dois menus de degustação e o Basque aposta numa “cozinha mais informal e casual. A ideia é as pessoas irem pedindo coisas diferentes”, explicou o chef. Ambos têm uma cozinha aberta ao centro da sala.

Em destaque estão as ostras portuguesas, carnes e pescado “consoante o que o mercado” for dando, assim como alguns produtos de Espanha. No caso do Eneko Lisboa, alguns pratos do menu foram adaptados ao mercado nacional.

A decoração do Alcântara Café ficou praticamente como estava, mas foi erguida uma parede para separar os restaurantes. Na decoração pontuam várias árvores e uma mesa de bilhar transformada em floresta, onde se inicia a degustação do menu do Eneko Lisboa.

Eneko Atxa tem 43 anos e nasceu em Amorebieta. Aprendeu a cozinhar com a mãe e a avó e em 1992 deu entrada na escola de hotelaria de Leioa, em Biscaia, começando a trabalhar dois anos depois. Ao longo do seu percurso passou por várias cozinhas – entre elas a do chef também multi-estrelado Martin Berasategui (que está no Fitfy Seconds do Miryad by Sana).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend