A tradição de beber uma ginjinha com Marcelo na consoada

Marcelo Rebelo de Sousa já prometeu beber uma ginjinha no Barreiro na tarde do dia 24, domingo. Quer brindar com o presidente e até tirar uma selfie? Basta aparecer à tarde na Tasca da Galega.

À semelhança do que já fez em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa já fez saber que este ano voltará ao Barreiro, na Margem Sul, durante a tarde da véspera de Natal, este domingo, para beber uma ginjinha, uma tradição anual que centenas de habitantes deste concelho mantêm viva nos últimos anos, em particular na Avenida Alfredo da Silva, na Rua Combatentes da Grande Guerra e no Largo do Mercado 1.º de Maio.

No dia 24, é ver as principais ruas e largos da cidade cheios de gente com um copo de ginjinha na mão. Os espaços onde a pode comprar são praticamente todos os que estiverem abertos nesta tarde, mas o mais emblemático é a Tasca da Galega, na Rua Combatentes da Grande Guerra. Foi aqui que o Presidente da República, há um ano, desejou aos barreirenses um feliz Natal e brindou a um bom ano, para além de, claro está, ter tirado incontáveis selfies com quem lá estava.

No Facebook, a Tasca da Galega reforça o cariz solidário deste hábito anual dos barreirenses e apela a que todos tragam consigo um bem alimentar não perecível (como arroz, massa, conservas e leite, por exemplo) e que o entreguem no estabelecimento. Os mesmos serão depois doados ao Centro Social Paroquial Padre Abílio Mendes, que apoia a população idosa do Barreiro. Além disso, a Tasta da Galega doa 50 cêntimos ao Instituto dos Ferroviários do Barreiro por cada quilo de bens angariado.

 

Leia também:

Nova discoteca de Lisboa abre na passagem de ano
Rita Pereira abre tapiocaria junto ao Estádio do Dragão
Há vinhos e petiscos para provar em Alfama