O primeiro mercado municipal biológico já abriu em Lisboa

O Mercado do Lumiar reabriu de cara lavada, com horário alargado e nova missão: vender produtos biológicos e alertar para uma alimentação mais saudável e sustentável.

Lisboa está um pouco mais saudável e sustentável. O mercado do Lumiar, na Alameda das Linhas de Torres, reabriu com cara lavada e uma nova missão. É o primeiro mercado municipal biológico de Lisboa e acaba de abrir, remodelado e com horário alargado, de terça-feira a sábado entre as 07h00 e as 20h00.

O Mercado do Lumiar + Bio junta comércio a retalho e em grosso e é especializado em produtos biológicos, muitos destes de produtores portugueses. Uma primeira zona hortofrutícola dispõe os mais variados frescos e ao lado encontra-se uma mercearia com os mais diferentes produtos biológicos, como vinhos, azeites, queijos, leite, iogurtes vegetais, cerveja artesanal, mel, carne biológica, vinagres de sidra e balsâmico, frutas desidratadas, farinha de amêndoa de coco, cafés, manteigas, marmeladas, etc.

Há ainda cereais e leguminosas que podem ser compradas a granel, como é o caso da quinoa branca, flocos de aveia, grão-de-bico e feijão azuki. A estes juntam-se ainda zona de talho, peixaria e florista. Mas não só. Para breve está também a abertura, dentro do mercado, de um restaurante e uma padaria biológica, envidraçada de forma a poder ver-se a confeção do produto in loco.

Alertar para a importância de uma alimentação mais saudável e sustentável é um dos objetivos do novo mercado, que é um projeto conjunto da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia do Lumiar e da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.

Para isso, para além de vários painéis espalhados pelo espaço com informação sobre a agricultura e produtos biológicos, estão também pensadas visitas de estudo de várias escolas até ao mercado, para que se incite, desde cedo, a comer melhor e a ajudar o ambiente. Mais: existe a intenção de incorporar produtos biológicos nas refeições escolares de escolas que estejam interessadas nessa parceria.

 

Leia também:

Romeira: Tudo sobre o novo mercado de comida de Almada
Lisboa: 8 bons sítios para petiscar à saída da praia
6 salas de cinema ao ar livre (e gratuitas) em Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend