Praia fluvial de Monsaraz no Alqueva vai duplicar areal

A praia, que abriu ao público no dia 1 de junho, já recebeu mais de 30 mil pessoas. Agora, o município de Reguengos de Monsaraz tomou a decisão de alargar o areal e o estacionamento.

Mais três mil metros quadrados de areia e mais 380 lugares de estacionamento. São estes os números que traduzem o investimento do município de Reguengos de Monsaraz na melhoria das condições da praia fluvial de Monsaraz, a primeira do Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa.

Só desde 1 de junho, data em que a praia abriu ao público, já lá passaram mais de 30 mil banhistas, revelou o município em comunicado. Um número elevado de visitantes que levou, agora, à ampliação da praia «em mais 50 por cento da sua área» (mais três mil metros quadrados de areia), «ficando com um total de 8.750 metros quadrados, considerando o atual nível da água».

E as boas notícias não se ficam por aqui. Quem lá for à procura de um lugar ao sol, não terá tanta dificuldade em encontrá-lo no momento de estacionar. O parque de estacionamento vai crescer dos primeiros 120 lugares para 500. São mais 380 lugares.

Os trabalhos de aumento da praia, que começou por ter um areal de 120 metros de extensão, vão decorrer nos próximos dias, «durante a noite, sem causar incómodos aos veraneantes», explicou ainda o município. As obras vão incluir também a criação de «novas zonas de sombreamento» (quando abriu, existiam 20 toldos) e melhorias urbanísticas.

Já dentro de água, continua a existir uma estrutura flutuante, que dá forma a uma piscina de 100 metros quadrados, com zona para crianças e adultos e solário. Garantidos estão também uma torre de vigilância com nadadores-salvadores, posto médico, duches, chuveiro duplo com lava-pés e rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade.

Os visitantes têm também à disposição um bar e restaurante, assim como um parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

A praia, que detém as classificações de Praia Acessível e de Praia Saudável, conquistou também a bandeira azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, tornando-se assim «uma das duas únicas praias com esta distinção em todo o interior sul de Portugal», segundo a autarquia de Reguengos de Monsaraz. Esta é a primeira praia do Grande Lago Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, com uma albufeira de 250 quilómetros quadrados e que abrange cinco concelhos do Alentejo.

 

Leia também:

Já abriu a primeira praia do Alqueva em Monsaraz
Mais de 50 praias e piscinas têm bibliotecas este verão
Parques aquáticos no centro do país para visitar no verão




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend